Novos Processos de Fabrico

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02038345
Área Científica
Fabricação Inteligente
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A organização da unidade curricular é função do perfil dos estudantes que a frequentam, em cada ano letivo, e deve ser determinada de acordo com os objectivos definidos pelos docentes. Serão desenvolvidas as seguintes actividades complementares:

1- Participação em palestras.

2- Aulas magistrais.

3- Resolução de problemas.

4- Apresentação e discussão de artigos científicos/temas de investigação pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

O principal objetivo da unidade curricular Novos Processos de Fabrico é promover uma mentalidade inovadora com capacidade para integrar, no dia-a-dia empresarial os avanços tecnológicos. Esta unidade procura fornecer conhecimentos e competências interdisciplinares em fabricação inteligente, materiais avançados e tecnologias de processamento, incluindo a sua modelação, na macro, micro e nanoescala, além dos requisitos de projeto, custos económicos de fabricação e impactos ambientais das diferentes tecnologias. Após o curso, os alunos devem estar familiarizados com os conceitos físicos inerentes ao comportamento não-linear que surge nos processos de fabricação e estarem à vontade com diferentes estratégias de implementação de soluções numéricas, típicas de códigos de simulação comerciais e académicos. Também é esperado que os alunos desenvolvam sua capacidade empresarial aproveitando o conhecimento adquirido.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Técnicas de elementos finitos. Problemas não-lineares: não-linearidades geométricas, materiais e de condições de fronteira. Mecânica dos meios contínuos em grandes deformações. Formulação estática e dinâmica. Discretização espacial de corpos deformáveis e rígidos, tipos de elementos finitos e integração espacial. Discretização do tempo. Resolução de sistemas de equações. Comportamento mecânico de materiais, modelos e identificação de parâmetros. Tratamento de condições de fronteira, incluindo problemas de contato com atrito. Modelos de atrito.

2. Novas tecnologias de fabrico. Inovação em processos tradicionais. Introdução e breves noções sobre inovação; Promoção e análise de processo e técnicas de geração de ideias; Introdução e Estrutura de um Plano de Negócios; Viabilidade de novas ideias; Proposta de Valor, Concept Statement e CANVAS; Observação de tendências; Segmentação de mercado; Análise variada (setorial, mercado, indústria).

Docente(s) responsável(eis)

Marta Cristina Cardoso de Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação na actividade 1: máx. de 15%. Trabalho(s) realizados na(s) actividade(s) 3 e 4: máx. de 85%.: 100.0%

Bibliografia

Para cada tópico abordado na unidade curricular será fornecida aos alunos uma lista actualizada de referências bibliográficas relevantes e adequadas ao perfil do aluno. | For each topic addressed in the course students will be provided with an updated list of adequate and relevant bibliographic references.

- L.E. Malvern, Introduction to the Mechanics of a Continuous Medium, PrenticeHall, 1971.

- D. Banabic, Formability of metallic materials: plastic anisotropy, formability testing, forming limits, Springer, Berlin, 2000.

- O.C. Zienkiewicz and R. L. Taylor, The finite element method, 5th ed., Butterworth Heinemann, Oxford, 2000.

- F. Teixeira-Dias et al., Método dos Elementos Finitos, Técnicas de Simulação Numérica em Engenharia, Edições técnicas e Profissionais, Lisboa, 2010.

- J. Rodrigues e Paulo Martins, Tecnologia Mecãnica, Vol. I, II e III, Escolar Editora, 2011.

- I. Gibson et al. Additive Manufacturing Technologies: 3D Printing, Rapid Prototyping, and D.D.M., Springer, 2015.