Complementos de Eletrónica

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02003023
Área Científica
Engenharia Biomédica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Electrónica.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas expositivas complementadas com aulas teórico-práticas e de simulação.

Resultados de Aprendizagem

Compreender o funcionamento do transístor em ciruitos amplificadores. Conhecer e aplicar os modelos para sinais fracos na análise dos circuitos. Conhecer e aplicar métodos para análise da resposta em frequência.
Compreender os benefícios e compromissos da utilização de realimentação em sistemas eletrónicos. Capacidade para analisar circuitos eletrónicos com realimentação e calcular o ganho e outros parâmetros de interesse de circuitos realimentados. Capacidade para estudar a estabilidade do circuito realimentado e aplicar métodos básicos de compensação.
Compreender o papel dos filtros em sistemas eletrónicos. Reconhecer e especificar os diferentes tipos de filtros. Conhecer as características dos filtros Butterworth e Chebyshev. Conhecer as funções de transferência de filtros de primeira e segunda ordem, suas implementações LCR e o circuito de Antoniou. Capacidade para projetar filtros.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Amplificadores com transistores.
Princípios básicos. Funcionamento para sinais fracos e modelos. Circuitos amplificadores discretos. Resposta em frequência.
2. Realimentação.
Propriedades básicas da realimentação negativa. As topologias básicas. Determinação do ganho. O problema da estabilidade. O efeito da realimentação nos polos do amplificador. Estudo da estabilidade usando diagramas de Bode. Compensação em frequência.
3. Filtros e amplificadores sintonizados.
Introdução. Função de transferência. Filtros Butterworth e Chebyshev. Funções de primeira e segunda ordem. Filtro LCR. Filtros ativos. Amplificadores sintonizados.

Docente(s) responsável(eis)

António Miguel Lino Santos Morgado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Microelectronic Circuits, Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Oxford University Press, 5th ed.
Apontamentos do professor.