Geofísica Aplicada

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02002774
Área Científica
Geologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos na área das Ciências da Terra, de Física geral e da área da Geofísica (1º ciclo).   

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos e princípios subjacentes aos métodos geofísicos abordados e suas aplicações. Aulas teórico-práticas em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam exercícios de aplicação prática, com incidência no processamento de dados. Aulas de campo em que os alunos têm contacto com a parte técnica da aquisição de dados com os métodos geofísicos abordados. Execução de trabalhos envolvendo a pesquisa e a realização de exercícios/processamento e análise de dados de forma autónoma.

Resultados de Aprendizagem

No final o aluno deverá conhecer os métodos geofísicos especificamente abordados, os seus princípios físicos fundamentais, o seu campo de aplicação, as suas potencialidades e limitações. Deverá ser capaz de, no essencial, fazer o processamento e interpretação de dados, e ter abordado os processos de aquisição no campo.

Aquisição de competências em análise e síntese, representação e transmissão adequada da informação, resolução de problemas, raciocínio crítico, compreensão autónoma de novas situações, aplicação prática de conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

Geofísica Aplicada – objecto e métodos utilizados. Métodos geofísicos que permitem obter uma imagem bidimensional e/ou tridimensional do subsolo. Métodos sísmicos, eléctricos e electromagnéticos. Métodos sísmicos. Sísmica de refracção; elementos essenciais. Sísmica de reflexão. A propagação e reflexão das ondas sísmicas – aspectos relacionados. A hipérbole de reflexão. Aquisição. O sismograma. Elementos de teoria do sinal. Métodos electromagnéticos. Geo-radar. Princípios fundamentais do método. Métodos com emissor-receptor. Métodos eléctricos – secções e levantamentos 2D; relação com sondagens eléctricas e perfis de resistividade. Da pseudo-secção de resistividade aparente ao modelo bidimensional de resistividades do terreno. Ligação com os métodos de Polarização Espontânea e Polarização Induzida.

Levantamentos de campo com os diferentes métodos. Processamento de dados e obtenção das secções em sísmica, geo-radar e métodos eléctricos. A interpretação. Aplicações.

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Maria Siqueira Alte da Veiga

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Kearey, P., Brooks, M., Hill, I. (2009) – Geofísica de Exploração. Oficina de Textos.

Parasnis, D.S. (1997) – Principles of Applied Geophysics. Chapman and Hall,London.

Reynolds, J. M. (2011). An introduction to applied and environmental geophysics. John Wiley & Sons.

Orellana, E. (1982) – Prospeccion Geoelectrica en corriente continua. Paraninfo, Madrid.

Telford, W.M., Geldart, L.P. e Sheriff, R.E. (1990) – Applied Geophysics, 2nd ed. Cambridge University Press.

Dobrin, M.B. (1994) – Introduction to Geophysical Prospecting. McGraw-Hill, London.

Milsom, J., & Eriksen, A. (2013). Field geophysics (4th ed.).