Gestão de Ciência

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02038293
Área Científica
Gestão e Administração
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas Expositivas e Discussão de Casos. Avaliação: Projeto com apresentação oral (100%).

Resultados de Aprendizagem

Após completar a unidade curricular, o estudante deve conhecer e compreender os conceitos fundamentais da Gestão de Ciência e da gestão de candidaturas e projetos de I&DT, deve ainda conhecer o funcionamento do sistema científico nacional e programas de financiamento. Deve demonstrar capacidade de planeamento e organização, de elaboração e avaliação de candidaturas, e revelar o desenvolvimento de competências na vertente de liderança e gestão de equipas, nos aspetos a considerar na interação com os investigadores e instituições, bem como na dinamização de redes, nomeadamente recorrendo a estratégias de benchmarking e diplomacia científica. Deve conhecer as estratégias de proteção de propriedade intelectual e de valorização da tecnologia e demonstrar competências de comunicação de ciência.

Estágio(s)

Não

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Margarida Gonçalves Cavadas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projeto com apresentação oral : 100.0%

Bibliografia

Agostinho et al  (2018) The interface of science: the case for a broader definition of research management, Perspectives: Policy and Practice in Higher Education, DOI: 10.1080/13603108.2018.1543215

Alan M Johnson  -Improving your research management: A guide for senior university research managers, Amsterdam, Netherlands : Elsevier, 2013, ISBN 9789491598012

Jan Andersen Kristel Toom Susi Poli Pamela F. Miller - Research Management: Europe and Beyond. Academic Press, 2017 ISBN: 9780128050590

National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. 2017. Communicating Science Effectively: A Research Agenda. Washington, DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/23674.

Bridging the science-management divide: moving from unidirectional knowledge transfer to knowledge interfacing and sharing. Roux, DJ; Rogers, KH; Biggs, H; Ashton, PJ; Sergeant, A (2006) | http://hdl.handle.net/10204/953

A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)—Fifth Edition. Kenneth H. Rose PMP (2013) | https://doi.org/10.1002/pmj.21345