Recursos Minerais

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02002726
Área Científica
Engenharia Geológica e de Minas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidades Curriculares: Mineralogia e Petrologia Gerais; Geologia Estrutural; Cartografia Geológica.

Pré-requisitos aconselhados ao nível das Competências Genéricas: a) instrumentais - competência de análise e síntese; competência em organização e planificação; competência em articulação de conteúdos interdisciplinares; competência em aplicar na prática de conhecimentos teóricos já adquiridos; competência para resolver problemas; b) pessoais – competência de raciocínio crítico; competências em trabalho autónomo e em trabalho de grupo; c) sistémicas - competências em planeamento e investigação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas com realização de trabalhos práticos de laboratório e de campo. Os métodos de ensino enquadram-se: no Modelo Cognitivo de Ensino - exposição oral, com estratégias dedutivas; ensino crítico, com a apresentação de problemas e sua discussão; trabalhos de investigação, com estratégias  dedutivas e indutivas; nos Modelos Interpessoais de Aprendizagem – trabalho de Investigação em Grupo.

Resultados de Aprendizagem

A UC tem como objectivos conferir: conhecimentos na identificação de minerais metálicos e não metálicos através de métodos de observação ao microscópio de luz reflectida bem como através de registos de difracção de raios X e análise térmica e ainda adquirir competências acerca das características de utilização de recursos. Nesse sentido, os discentes deverão: identificar os minerais presentes em superfícies polidas; identificar minerais com base nos registos de difracção de raios X e transformações de fase em análise térmica; listar as características necessárias para cada uso função da mineralogia; descrever e analisar casos específicos aplicados a diferentes tipos de contexto geológico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Recursos renováveis e não renováveis. Noções gerais sobre a evolução e o consumo recursos minerais ao longo dos tempos. Importância dos recursos minerais nos produtos utilizados no dia a dia.

2. Conceitos de mineral industrial, rocha industrial, rocha ornamental. Legislação associada à exploração de recursos geológicos em Portugal.

3. Água: Aguas minerais naturais minero-industriais e de nascente; diferenças nas exigências e utilizações.

4. Minerais e rochas industriais: aplicações, associações geológicas, principais produtores e casos portugueses e mundiais.

5. Principais tipos de mineralizações e processos geológicos que conduzem à acumulação de metais.  

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Frequência: 40.0%

Bibliografia

CRAIG, J. R., VAUGHAN, D. V. & SKINNER, B. J. (2001). Resources of the Earth: origin, use, and environmental impact. Prentice Hall, New Jersey, 520pp.

DGEG (nd). Os Recursos Geológicos na Economia Nacional - Enquadramento, Políticas e Estratégias. Disponível em http://www.dgeg.pt/

HARBEN, P. W. & BATES, R. L. (1984). Geology of the Nonmetalics. Metal Bulletin Books Ltd. Surrey, England.

IXER, R.A.; DULLER, P.R., (1998) Virtual Atlas of Opaque and Ore Minerals. Disponível em http://www.smenet.org/opaque-ore/

PICOT, P. & JOHAN, Z. (1977). Atlas des mineraux metalliques. Mémoires du BRGM, nº 9, 403pp.

ROBB, L. (2005). Introduction to ore-forming processes. Blackwell, Oxford, 373pp.

TAYLOR, R. (2009). Ore Textures. Recognition and Interpretation. Springer-Verlag, Berlin, 288pp.

VELHO, J.L. (2005), Mineralogia Industrial, princípios e aplicações. Lidel, Lisboa, 606p