Estudos Culturais, Mobilidade e Património: Abordagens e Perspectivas Críticas

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
03020548
Área Científica
Estudos Culturais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

São indispensáveis conhecimentos de inglês pelo menos de nível B1.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino são os adequados a um seminário de doutoramento e baseiam-se, no essencial, no debate e  reflexão coletivos sobre tópicos e textos relevantes propostos ao longo do semestre. Tarefas específicas (p.e.: apresentações orais; textos breves) irão sendo consignadas aos estudantes ao longo do semestre.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa ampliar a capacidade de auto-reflexividade e domínio dos instrumentos teóricos e recomendações práticas para a construção de projetos de investigação aplicados na área do património. Os conteúdos são os indicados para alcançar esse objectivo. Deste modo, pretende-se que o aluno seja capaz de compreender as diversas linhas teóricas de investigação que compõem a abordagem cultural da história, percebendo suas nuances, aproximações e oposições. Busca-se que, ao final do seminário, o aluno detenha os instrumentos teóricos que permitirão sua reflexão sobre o processo de definição da noção de patrimonialização, relacionando-a aos modos de classificação realizados pelos grupos que detém mais ampla hegemonia nas lutas de representação, no interior de uma dada sociedade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A “virada cultural”: a História sob o domínio das interpretações textuais. Aborda a historiografia, principalmente a de origem norte-americana, que se organizou de modo a identificar “pontos de virada” nos quais, nos últimos anos, se destacaram os aspectos culturais. Proposta e crítica; 2. Por uma sócio-história dos objetos culturais. A história cultural na tradição francesa, representada pelos trabalhos de Roger Chartier. A história cultural como reflexão sobre as classificações e representações sociais; 3. “Disposição culta” e processos de patrimonialização no Brasil. Reflexão sobre a definição da noção de patrimonialização, relacionando-a aos modos de classificação realizados pelos grupos com mais ampla hegemonia nas lutas de representação, no interior de uma sociedade; 4. Mobilidade cultural: apropriações e patrimonialização da herança portuguesa. Análise de exemplos de patrimonialização da herança portuguesa distantes no tempo, no espaço e na sua forma de constituição.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Cook, James. “The Kids Are All Right: On the “Turning” of Cultural History.” The American Historical Review, 117. no. 3 (2012):  746-771; Matsubara, Hiroyuki. “The Cultural Turn” and the American History in the 21st Century. Nazan Review of American Studies,  Volume 38 (2016): 77-84; Wilder, Gary. From Optic to Topic: The Foreclosure Effect of Historiographic Turns. The American Historical Review, vol. 117, n. 3, jun. 2012, pp. 723-745; William Scott. Cultural History, French style. Rethinking History, avril 2003, n. 31, p. 13-24; Chartier, Roger. Le monde comme representation, Annales ESC, nov-dec 1989, pp. 1505-1520; Bourdieu, Pierre e Darbel, Alain.O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007, pp. 37-162; Zupanov, I. ‘The Wheel of torments”: mobility and redemption in Portuguese colonial India. In: Greenblatt, Stephen (dir.). Cultural Mobility, a Manifesto. Cambridge: Cambridge University Press, 2010, pp. 24 – 74.