Revisão Sistemática e Meta-Análise em Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02038235
Área Científica
Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentações inter-ativas em sala. Trabalho de grupos em sala;

Avaliação: Frequência a pelo menos 4 das 5 sessões, Realização da tarefa a que se propôs, apresentação da tarefa a que se propôs e escrita e submissão da tarefa a que se propôs para publicação Até 20 valores).

Frequência a pelo menos 4 das 5 sessões, Realização da tarefa a que se propôs, apresentação da tarefa a que se propôs (até 16 valores);

 Frequência a pelo menos 4 das 5 sessões (12 valores).

Resultados de Aprendizagem

Saber realizar uma Revisão Sistemática: escolha de tema, preparação e registo de protocolo, pesquisa bibliográfica, seleção de artigos, construção de tabelas, avaliação da qualidade de artigos; Saber realizar uma meta-análise com os dados da revisão sistemática e saber escrever e apresentar uma revisão sistemática com meta-análise.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à revisão sistemática e escolha de tema e construção e registo de protocolo de revisão sistemática

2. Pesquisa bibliográfica e seleção de artigos passo-a-passo numa revisão sistemática

3. Construção de tabelas de revisão sistemática e avaliação da qualidade dos artigos

4. Meta-análise de dados de revisão sistemática: introdução, contexto de aplicação, principais técnicas

5. Como escrever e apresentar uma revisão sistemática com meta-análise.

Docente(s) responsável(eis)

Luiz Miguel de Mendonça Soares Santiago

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência a pelo menos 4 das 5 sessões, Realização da tarefa a que se propôs, apresentação da tarefa a que se propôs e escrita e submissão da tarefa a que se propôs para publicação Até 20 valores). Frequência a pelo menos 4 das 5 sessões, Realização da tarefa a que se propôs, apresentação da tarefa a que se propôs (até 16 valores); Frequência a pelo menos 4 das 5 sessões (12 valores): 100.0%

Bibliografia

Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions - http://handbook-5-1.cochrane.org/

Investigação passo a passo – Perguntas e respostas para Investigação clínica – APMCG - http://www.apmgf.pt/apmgfcms/dist/apmgf/publicacao/publicacao.html?id=141