Fotogrametria Digital

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02002466
Área Científica
Informação Geoespacial
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
E-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de informática e matemática.

Métodos de Ensino

Os conceitos fundamentais são leccionados nas aulas teórico-práticas, juntamente com a resolução de alguns exercícios para clarificação das matérias. Nas aulas práticas laboratoriais serão resolvidos exercícios utilizando software fotogramétrico (tanto proprietário como open-source). A avaliação inclui uma componente prática e a realização de um exame. A componente prática consiste na realização de pequenos trabalhos laboratoriais pelos alunos, iniciados nas aulas práticas laboratoriais e concluídos pelos alunos fora das aulas. Estes trabalhos serão acompanhados pela realização de relatórios.

Resultados de Aprendizagem

Do ponto de vista dos conteúdos pretende-se que os alunos conheçam: i) os princípios e conceitos fundamentais dos sistemas fotogramétricos digitais e dos sistemas de varrimento laser aéreos e terrestres (SVLA&T): ii) os métodos e as técnicas fotogramétricas utilizadas na extracção automática e semi-automática de dados e informação geo-espacial (2D e 3D), a partir de uma ou várias imagens obtidas por sensores colocados no espaço (drones, aeronaves e satélites) ou no solo. Do ponto de vista prático, pretende-se que os alunos saibam utilizar a fotogrametria: 1) na geração de MDS e nuvens de pontos 3D a partir da correlação estereo e multi-estereo dum bloco de imagens digitais; 2) na produção de oortofotos digitais; 3) na aquisição de dados imagem e na modelação 3D de objectos situados a curtas distâncias do sensor; 4) no planemamento e utilização da fotogrametria e dos SVLA&T em diversas áreas da engenharia, documentação 3D do património e monitorização topográfica ambiental.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos elementares de fotogrametria.
2. Aquisição fotogramética e pré-processamento de imagens digitais.
3. Métodos analíticos de orientação em fotogrametria digital.
4. Triangulação fotogramétrica de um bloco de fotografias.
5. Geração automática de Modelos Digitais de Superfície e de Terreno.
6. Ortofotografia digital.
7. Fotogrametria de curta distância e sistemas de Varrimento Laser.
8. Planeamento e execução de projectos fotogramétricos: casos de estudo.

Docente(s) responsável(eis)

Gil Rito Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

  • Gil Gonçalves (2013). Cadernos de Fotogrametria Digital. Universidade de Coimbra. Não Publicado.
  • Kraus, K., Harley, I., and Kyle, S. (2007). Photogrammetry: geometry from images and laser scans. Number vol. 1 in de Gruyter Textbook. Walter De Gruyter.
  • Luhmann, T., Robson, S., Kyle, S., and Harley, I. (2007). Close range photogrammetry: principles, techniques and applications. Whittles.
  • Mikhail, E., Bethel, J., and McGlone, J. (2001). Introduction to modern photogrammetry. Wiley.
  • Wolf, P. R. and Dewitt, B. A. (2000). Elements of photogrammetry : with applications in GIS. McGraw-Hill, Boston :, 3rd ed. / Paul R. Wolf, Bon A. Dewitt. Edition