Estágio e Relatório
2
2024-2025
02002434
Iniciação à Prática Profissional incluindo a Prática de Ensino Supervisionada e Relatório (Ensino da Matemática)
Português
Presencial
48.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Todas as unidades curriculares do primeiro ano deste ciclo de estudos.
Métodos de Ensino
Todo o trabalho da unidade curricular deve ser desenvolvido pelo estagiário sob Supervisão conjunta do orientador cooperante e do orientador científico, respeitando as decisões próprias da escola (nomeadamente o seu Projeto Educativo e o seu Plano de Atividades) e as decisões da Comissão de Estágios Pedagógicos. O Seminário semanal é um dos momentos privilegiados do processo de Supervisão mas o Orientador Científico deve dedicar ao estágio pelo menos duas horas semanais, podendo atingir as quatro horas semanais de acordo com programação geral feita pela Comissão de Estágio.
Resultados de Aprendizagem
Capacidade de ensinar Matemática nos ensinos Básico e Secundário
Competências em estratégias diversificadas de ensino- aprendizagem
Consciência da necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo
Capacidade de comunicar eficientemente com grupos ou indivíduos
Capacidade de avaliar o resultado da aprendizagem e o desempenho dos alunos
Competências na resolução de problemas com a colaboração dos estudantes
Empenhamento no progresso e metas alcançadas pelos estudantes
Capacidade de criar um clima propício à aprendizagem
Capacidade de refletir sobre o desempenho individual e de o avaliar
Capacidade de dar respostas às diversas necessidades dos estudantes.
Estágio(s)
SimPrograma
Planificação de aulas (de longo, médio e curto prazo), preparação de provas de avaliação (matrizes, critérios de correção), assistência a aulas, leccionação de aulas assistidas pelo orientador cooperante ou pelo orientador científico. Participação em seminários semanais para discutir a planificação de aulas, a preparação das provas de avaliação e fazer um balanço das atividades desenvolvidas, sendo objeto de ata. Realização de atividades de intervenção na escola (colaboração no plano de atividades do grupo disciplinar, organização de trabalhos de animação, organização de atividades interdisciplinares, entre outros). Participação em sessões de debate e esclarecimento científico sobre temas de interesse para o ensino, de preferência incidindo sobre situações concretas vividas na prática docente. Manutenção de um dossiê da disciplina, sempre disponível para apreciação dos orientadores de estágio, incluindo todos os trabalhos escritos elaborados no decurso do estágio.
Métodos de Avaliação
Avaliação
De acordo com a legislação em vigor e cumprindo os requisitos de avaliação previstos no Regulamento da Disciplina Estágio e Relatório dos Cursos de Mestrado em Ensino da FCTUC. : 100.0%
Bibliografia
Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação dos professores / org. de João Pedro da Ponte ... [et al.]. Coimbra: Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2002. IV, 309 p.
Avaliação : uma questão a enfrentar: actas / do Seminário sobre Avaliação; ed. lit. Associação de Professores de Matemática; org. Henrique M. Guimarães, Leonor Cunha Leal, Paulo Abrantes. 1ª ed. [Lisboa] : A.P.M, 1991. 97 p.
Delong, Matt. Learning to teach and teaching to learn mathematics: resources for professional development / Matt Delong and Dale Winter. [Washington, DC]: Mathematical Association of America, 2002. xiv, 270 p.
Didáctica da matemática : ensino secundário / João Pedro da Ponte ... [et al.]. Lisboa : ME-DES, 1997. 134 p.
Glaeser, Georges. Mathématiques pour l'élève professeur / Georges Glaeser. 2è éd. rev. et corrigée. Paris: Hermann, 1973. 202 p.
MAT 789 : inovação curricular em matemática / Paulo Abrantes... [et al.]. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.