Estágio e Relatório

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02002434
Área Científica
Iniciação à Prática Profissional incluindo a Prática de Ensino Supervisionada e Relatório (Ensino da Matemática)
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
48.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Todas as unidades curriculares do primeiro ano deste ciclo de estudos.

Métodos de Ensino

Todo o trabalho da unidade curricular deve ser desenvolvido pelo estagiário sob Supervisão conjunta do orientador cooperante e do orientador científico, respeitando as decisões próprias da escola (nomeadamente o seu Projeto Educativo e o seu Plano de Atividades) e as decisões da Comissão de Estágios Pedagógicos. O Seminário semanal é um dos momentos privilegiados do processo de Supervisão mas o Orientador Científico deve dedicar ao estágio pelo menos duas horas semanais, podendo atingir as quatro horas semanais de acordo com programação geral feita pela Comissão de Estágio.

Resultados de Aprendizagem

Capacidade de ensinar Matemática nos ensinos Básico e Secundário

Competências em estratégias diversificadas de ensino- aprendizagem

Consciência da necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo

Capacidade de comunicar eficientemente com grupos ou indivíduos

Capacidade de avaliar o resultado da aprendizagem e o desempenho dos alunos

Competências na resolução de problemas com a colaboração dos estudantes

Empenhamento no progresso e metas alcançadas pelos estudantes

Capacidade de criar um clima propício à aprendizagem

Capacidade de refletir sobre o desempenho individual e de o avaliar

Capacidade de dar respostas às diversas necessidades dos estudantes.

Estágio(s)

Sim

Programa

Planificação de aulas (de longo, médio e curto prazo), preparação de provas de avaliação (matrizes, critérios de correção), assistência a aulas, leccionação de aulas assistidas pelo orientador cooperante ou pelo orientador científico. Participação em seminários semanais para discutir a planificação de aulas, a preparação das provas de avaliação e fazer um balanço das atividades desenvolvidas, sendo objeto de ata. Realização de atividades de intervenção na escola (colaboração no plano de atividades do grupo disciplinar, organização de trabalhos de animação, organização de atividades interdisciplinares, entre outros). Participação em sessões de debate e esclarecimento científico sobre temas de interesse para o ensino, de preferência incidindo sobre situações concretas vividas na prática docente. Manutenção de um dossiê da disciplina, sempre disponível para apreciação dos orientadores de estágio, incluindo todos os trabalhos escritos elaborados no decurso do estágio.     

Docente(s) responsável(eis)

Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
De acordo com a legislação em vigor e cumprindo os requisitos de avaliação previstos no Regulamento da Disciplina Estágio e Relatório dos Cursos de Mestrado em Ensino da FCTUC. : 100.0%

Bibliografia

Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação dos professores / org. de João Pedro da Ponte ... [et al.]. Coimbra: Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2002.  IV, 309 p.

Avaliação : uma questão a enfrentar: actas / do Seminário sobre Avaliação; ed. lit. Associação de Professores de Matemática; org. Henrique M. Guimarães, Leonor Cunha Leal, Paulo Abrantes. 1ª ed. [Lisboa] : A.P.M, 1991.  97 p.

Delong, Matt. Learning to teach and teaching to learn mathematics: resources for professional development / Matt Delong and Dale Winter. [Washington, DC]: Mathematical Association of America, 2002. xiv, 270 p.

Didáctica da matemática : ensino secundário / João Pedro da Ponte ... [et al.]. Lisboa : ME-DES, 1997.  134 p.

Glaeser, Georges. Mathématiques pour l'élève professeur / Georges Glaeser. 2è éd. rev. et corrigée. Paris: Hermann, 1973.  202 p.

MAT 789 : inovação curricular em matemática / Paulo Abrantes... [et al.]. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.