Mecanismos de Disfunção Neuronal e Neurodegenerescências

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02038153
Área Científica
Neurociências
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomendação de conhecimentos básicos de neurobiologia e neuroanatomia (1º semestre).

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino incluem: a) Aulas teóricas (T), que contemplam a lecionação da maioria dos conteúdos programáticos e a avaliação contínua, tendo relevância implícita no processo de aprendizagem e avaliação; b) Aulas teórico-práticas (TP) em que se fará a apresentação e discussão de artigos científicos; c) Aulas práticas (P) em que serão utilizadas diferentes metodologias no estudo de processos neurodegenerativos; e d) Seminários (S). Aulas TP, P e S têm carácter obrigatório.

Resultados de Aprendizagem

Analisar e integrar os diferentes mecanismos de disfunção e morte neuronal e a participação das células da glia, avaliar diferentes alvos moleculares de disfunção celular e neurodegenerescência, assim como os diferentes metodologias de estudo de processos neurodegenerativos e a aplicação de terapias celulares e genéticas.

Estágio(s)

Não

Programa

Estudo dos mecanismos moleculares de disfunção e degerenerescência de células do sistema nervoso central (e.g. neurónios, oligodendrócitos) e influência do processo de envelhecimento. Disfunção da maquinaria de controlo de qualidade proteíca (e.g. sistema ubiquitina-proteassoma e macroautofagia), stresse do retículo endoplasmático, neuroinflamação e envolvimento das células da glia (e.g. microglia) e alteração da permeabilidade da barreira hemato-ecefálica, excitotoxicidade e alteração da homeostase intracelular do cálcio, disfunção mitocondrial e produção de espécies reatvas de oxigénio e de nitrogénio. Alterações da sinalização hipocampal e da sinalização hipotalâmica.Exosomas

Alterações moleculares e celulares associadas ao processo neurogénico.Identificação de alvos terapêuticos e a aplicação de terapias farmacológicas com base em alvos moleculares seletivos, celulares e genéticas (e.g. expressão de microRNAs) através da utilização de vetores não virais (e.g. lisossomas) e virais.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cristina Carvalho Rego

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 20.0%
Outra: 30.0%
Mini Testes: 50.0%

Bibliografia

- Rego AC, Duarte CB, Oliveira CR (2017) "Neurociências", 1ª Ed., Lidel.

- Brady S, Siegel GJ, Albers RW, Price DL (2012) “Basic Neurochemistry: Principles of Molecular, Cellular, and Medical Neurobiology”, 8ª edição, Academic Press.

- Purves D, Augustine GJ, Fitzpatrick D, Hall WC, LaMantia A-S, White LE (2012) “Neuroscience”, 5ª edição, Sinauer Associates Inc.

- Fawcett JW, Rosser AE, Dunnett SB (2001) “Brain Damage, Brain Repair”, 1ª Ed., Oxford University Press.

- Rego AC, Oliveira CR (2003) Mitochondrial dysfunction and reactive oxygen species in excitotoxicity and apoptosis implications for the pathogenesis of neurodegenerative diseases. Neurochem. Res. 28, 1563-1574.

- Nadeau SE, Ferguson TS (2004) “Medical Neuroscience”, 1ª edição, Saunders – Elsevier.

- Artigos de revisão recentes.