Neuropsicologia e Neuroética

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02038125
Área Científica
Neurociências
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhum.

Métodos de Ensino

Serão privilegiadas duas metodologias de ensino: (1) exposição oral de conteúdos; (2) aprofundamento de conhecimentos através de leituras de artigos científicos; (3) análise e discussão de casos clínicos.  

Avaliação inclui exame teórico (100%).

Resultados de Aprendizagem

- Introduzir as bases metodológicas da neuropsicologia, incluindo conhecimentos básicos em avaliação neuropsicológica e nos testes neuropsicológicos.

- Compreender a importância de diferentes processos psicológicos (principalmente processos cognitivos, mas também processos afectivos e emocionais) na caracterização de diferentes perturbações neurológicas.

- Avaliar criticamente as potencialidades e limitações dos conhecimentos da neuropsicologia no estudo das relações entre funções cerebrais, processos psicológicos e comportamento.

- Conhecer desafios e questões colocadas em Neuroética.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Avaliação neuropsicológica e testes neuropsicológicos. Componentes e fundamentos psicométricos para a interpretação de resultados em testes neuropsicológicos.

2. Atenção e consciência, memória e aprendizagem, linguagem, funções executivas, aptidões visoespaciais/visoconstructivas e praxias motoras, afecto, emoções e humor em perturbações neurológicas (e.g., declínio cognitivo ligeiro, traumatismo crânio-encefálico e pós-concussão; doença cérebro-vascular, esclerose múltipla).

3. Neuroplasticidade e Reabilitação em populações especiais.

4. Questões Neuroéticas: identidade pessoal/identidade cerebral; tecnologias de neuroimagem, neuromodelação, incremento cognitivo, deteção pré-clínica de condições neurodegenerativas, dor, morte cerebral.    

Docente(s) responsável(eis)

Mário Manuel Rodrigues Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bowden, S.C. (Ed.) (2017). Neuropsychological assessment in the age of evidence-based practice: Diagnostic and treatment evaluations. New York: Oxford University Press.

Gligorov, N. (2016). Neuroethics and the revision of common sense. New York: Springer.

Gurd, J., Kischka, U., & Marshall, J. (Eds.) (2011). The handbook of clinical neuropsychology (2nd ed.). New York: Oxford University Press.

Kolb, B., & Whishaw, I. Q. (2015). Fundamentals of human neuropsychology. New York: Worth Publishers.

Illes, J. (Eds.) (2017). Neuroethics: Antecipating the future. New York: Oxford University Press.

Morgan, , J. E., & Riker, J. H. (Eds.) (2018). Textbook of clinical neuropsychology (2nd ed.). New York: Taylor & Francis.

Schoenberg, M. R., & Scott, J. G. (Eds.) (2011). The little black book of neuropsychology: A syndrome-based approach. New York: Springer.