Neuropsicologia e Neuroética
1
2020-2021
02038125
Neurociências
Inglês
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhum.
Métodos de Ensino
Serão privilegiadas duas metodologias de ensino: (1) exposição oral de conteúdos; (2) aprofundamento de conhecimentos através de leituras de artigos científicos; (3) análise e discussão de casos clínicos.
Avaliação inclui exame teórico (100%).
Resultados de Aprendizagem
- Introduzir as bases metodológicas da neuropsicologia, incluindo conhecimentos básicos em avaliação neuropsicológica e nos testes neuropsicológicos.
- Compreender a importância de diferentes processos psicológicos (principalmente processos cognitivos, mas também processos afectivos e emocionais) na caracterização de diferentes perturbações neurológicas.
- Avaliar criticamente as potencialidades e limitações dos conhecimentos da neuropsicologia no estudo das relações entre funções cerebrais, processos psicológicos e comportamento.
- Conhecer desafios e questões colocadas em Neuroética.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Avaliação neuropsicológica e testes neuropsicológicos. Componentes e fundamentos psicométricos para a interpretação de resultados em testes neuropsicológicos.
2. Atenção e consciência, memória e aprendizagem, linguagem, funções executivas, aptidões visoespaciais/visoconstructivas e praxias motoras, afecto, emoções e humor em perturbações neurológicas (e.g., declínio cognitivo ligeiro, traumatismo crânio-encefálico e pós-concussão; doença cérebro-vascular, esclerose múltipla).
3. Neuroplasticidade e Reabilitação em populações especiais.
4. Questões Neuroéticas: identidade pessoal/identidade cerebral; tecnologias de neuroimagem, neuromodelação, incremento cognitivo, deteção pré-clínica de condições neurodegenerativas, dor, morte cerebral.
Docente(s) responsável(eis)
Mário Manuel Rodrigues Simões
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Bowden, S.C. (Ed.) (2017). Neuropsychological assessment in the age of evidence-based practice: Diagnostic and treatment evaluations. New York: Oxford University Press.
Gligorov, N. (2016). Neuroethics and the revision of common sense. New York: Springer.
Gurd, J., Kischka, U., & Marshall, J. (Eds.) (2011). The handbook of clinical neuropsychology (2nd ed.). New York: Oxford University Press.
Kolb, B., & Whishaw, I. Q. (2015). Fundamentals of human neuropsychology. New York: Worth Publishers.
Illes, J. (Eds.) (2017). Neuroethics: Antecipating the future. New York: Oxford University Press.
Morgan, , J. E., & Riker, J. H. (Eds.) (2018). Textbook of clinical neuropsychology (2nd ed.). New York: Taylor & Francis.
Schoenberg, M. R., & Scott, J. G. (Eds.) (2011). The little black book of neuropsychology: A syndrome-based approach. New York: Springer.