Dissertação

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
02038074
Área Científica
Genética Laboratorial
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
60.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação em áreas das Ciências da Saúde. Ter completado a maioria das UCs do 1º ano do mestrado em Genética Clínica Laboratorial.

Métodos de Ensino

No âmbito do trabalho desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado o aluno deverá ser encorajado a elaborar um trabalho cientifico e técnico de qualidade. Para isso o aluno será acompanhado de perto pelo seu orientador, que o ajudará na prossecução dos estudos previstos no programa de trabalhos inicialmente proposto. De forma a poder tomar conhecimento do desenrolar dos trabalhos, o aluno deverá fazer apresentações periódicas, nas quais são abordados e discutidos os resultados obtidos, assim como os projectos futuros.  

Resultados de Aprendizagem

No decurso da unidade curricular “Dissertação de Mestrado em Genética Cínica Laboratorial”, o aluno deverá identificar uma questão científica relevante, elaborar um plano de trabalhos que venha depois a desenvolver no âmbito do seu trabalho experimental. Neste contexto, pretende-se que o aluno, ao longo deste percurso, adquira as competências técnicas e científicas que lhe permita desenvolver, de forma autónoma e independente, o trabalho laboratorial conducente à sua dissertação de mestrado. Para além da componente experimental, de laboratório, o aluno deverá ser capaz de interpretar de forma critica  os resultados que vai obtendo, assim como propor novas abordagens que permitam testar perguntas e hipóteses que são levantadas no decorrer do trabalho. Para isso, o aluno terá o acompanhamento e orientação do seu supervisor e outros elementos do grupo de investigação onde o aluno está integrado.

Estágio(s)

Não

Programa

Depende do tema escolhido. Mas na generalidade pretende-se que o aluno desenvolva de um trabalho científico de grande relevância, na área da Genética Clínica Laboratorial. Neste contexto, o aluno deverá abordar uma questão científica relevante, identificando e utilizando de forma adequada os meios técnicos e tecnológicos necessários para testar a hipótese. Nesse âmbito, estimula-se o aluno a tomar contacto com técnicas e metodologias diversas, que lhe permita ter uma perspectiva multidisciplinar e integrativa do processo de investigação. No desenvolvimento do trabalho o aluno será acompanhado de perto, e de forma regular, pelo supervisor, que orientará o aluno nas tarefas laboratoriais, no desenho experimental e na interpretação dos resultados obtidos. O aluno será ainda encorajado a participar activamente nas actividades de divulgação do seu trabalho, na forma de apresentação em congressos científicos e/ou artigos científicos.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Joana Lima Barbosa Melo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Defesa da dissertação de mestrado: 50.0%

Bibliografia

Artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade com revisão por pares.

Scientific papers published in international scientific  journals with peer-review.