Estágio

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
02038063
Área Científica
Genética Laboratorial
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
60.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos científicos na área,tendo completado a maioria das UCs do 1º ano do Mestrado bem como competências de expressão oral e escrita cientifica.

Métodos de Ensino

Acompanhamento individual e contínuo do aluno.

Resultados de Aprendizagem

Esta UC tem como principais objetivos a aquisição de conhecimentos e competências em ambientes laborais reais, onde o estudante possa interagir com os vários profissionais das equipas multidisciplinares de genética clínica laboratorial e compreender a sua dinâmica. Objetiva-se uma vertente mais profissionalizante que dotará o estudante de capacidades para a integração futura de equipas similares.Depois de concluir o curso, os alunos serão capazes de

-interagir e compreender as principais responsabilidades dos vários elementos das equipas de genética clínica laboratorial

-fazer sugestões válidas e integrar a equipa, usando o conhecimento adquirido no primeiro ano curricular

-compreender as questões éticas subjacentes aos diferentes ambientes de trab

-planear atividad para avaliar e resolver casos no contexto laboratorial

O trabalho é pessoal e o aluno deve mostrar capacidade de trabalho, autonomia e preparar, escrever e defender publicamente um relatório de estágio seguindo um modelo.

Estágio(s)

Sim

Programa

Os conteúdos programáticos serão adaptados de acordo com os temas de investigação/rotação laboratorial dos alunos e as instituições em que realizam os estágios. Estes poderão ser realizados em laboratórios prestadores de serviços da FMUC (Laboratório de Citogenética e Genómica, Lab de Onco-Hematologia, Lab de Seqenciação), laboratórios de genética do CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), outras instituições nacionais (como por ex. na Faculdade Medicina do Porto, Instituto de Genética Médica, Instituto Ricardo Jorge) e em laboratórios de genética em instituições internacionais.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Marques Carreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Relatório de estágio e defesa: 50.0%

Bibliografia

A bibliografia a recomendar depende de cada um dos temas a desenvolver pelos alunos. / The bibliography varies according to the topics chosen by students.