Laboratórios de Genética Clinica II

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02037914
Área Científica
Genética Laboratorial
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos  recomendados para a frequência deste mestrado e de terem efetuado com sucesso  pelo menos 8 ECTs do seu plano curricular do 2º semestre e terem completado com sucesso a RL I.  

Métodos de Ensino

Acompanhamento do tutor desempenhará um papel fundamental na aquisição das competências pretendidas. A discussão das melhores abordagens tecnológicas e da interpretação dos resultados permitirá ao aluno perceber as razões para escolher determinada estratégia e qual a interpretação mais correta dos resultados. Com este conhecimento, o aluno deverá propor sugestões  ou de mudança de estratégia para resolver os problemas encontrados.

Resultados de Aprendizagem

As rotações laboratoriais promovem:

i) a aprendizagem das tecnologias e dos métodos de análise em diferentes áreas da Genética Clínica Laboratorial que utilizam variadas ferramentas (ex. da citogenética convencional, da citogenética molecular, de  biologia celular, de genética molecular, bioquímica, etc)

ii) a análise de resultados, a sua interpretação perante um quadro clínico e a necessidade de estudos adicionais quer no doente quer para os seus familiares

iii) o desenvolvimento de competências para a comunicação escrita e oral na área da genética clínica laboratorial

Com as Rotações Laboratoriais pretende-se ainda que aluno identifique as instituições e laboratórios o onde possa, no âmbito da sua tese de mestrado/estágio, encontrar a ajuda e colaboração que lhe permita desenvolver um trabalho sólido e integrativo.

Estágio(s)

Não

Programa

Participação durante 1 semana a tempo integral em laboratórios de investigação ou diagnóstico em genética clínica.

No final da rotação, os estudantes apresentam os resultados na forma de relatório escrito e/ou apresentação oral, de um caso clínico que tenham acompanhado, devem propor estratégias laboratoriais, as ferramentas tecnológicas usadas para resolver o caso, os mecanismos biológicos associados à patologia  e que estratégia a usar para os familiares do caso index e para futuras gravidezes familiares.

Docente(s) responsável(eis)

Ilda Patrícia Tavares da Silva Ribeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

Current Protocols in Human Genetics ISSN:1934-8258

Artigos científicos originais e de revisão, no âmbito dos temas em discussão.