Descubra Discuta Ensine Economia – Portugal em números e gráficos
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2020-2021
02037903
Economia
Português
Presencial
2.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A unidade curricular terá uma componente teórica (2h) e uma componente prática (3h) por módulo, num total de 25h.
Na primeira componente, de carácter mais expositivo, são abordados os conceitos e teorias económicas fundamentais visando a ilustração de temas dos cinco módulos através de indicadores económicos explorando a linguagem dos dados e dos gráficos.
Na segunda componente, de caráter mais aplicado, os formandos desenvolverão trabalhos individuais e de grupo recorrendo à análise de estatística descritiva tendo por base o conjunto de dados e gráficos abordados na primeira componente.
Resultados de Aprendizagem
1. Analisar temas dos cinco módulos do curso aplicados a Portugal UE através de números e gráficos;
2. Conhecer de forma mais aprofundada algumas bases de dados que incluem indicadores económicos relevantes para a análise de vários fenómenos macroeconómicos;
3. Selecionar os indicadores económicos mais apropriados para a descrição quantitativa de um dado tema económico;
4. Elaborar a base de dados;
5. Decidir a análise a efetuar;
6. Escolher as linguagens mais apropriadas: números apresentados em tabelas e o tipo de tabelas ou gráficos e o tipo de gráficos ou ainda um mix para a apresentação do tema por escrito.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Capital Humano e Crescimento – Análises de país (Portugal) e entre países (da UEM, UE, OCDE) com indicadores de educação da INES, PISA e Eurostat
2. Desigualdade de Rendimentos e Crescimento Económico-Desde 1980 há evolução positiva da desigualdade mundial de rendimentos. Análises de país(es) com indicadores de desigualdade, na UE-SILC, na WIID4 (ONU)
3. Progresso Técnico e Participação dos Salários no Valor Acrescentado-Análise da evolução em Portugal: produtividade total dos fatores, horas trabalhadas, emprego e participação dos salários, usando a KLEMS
4. Convergência Nominal e Real na UEM-A situação portuguesa - Verificação dos processos de convergência (divergência) real e nominal para Portugal com a AMECO;
5. O Papel das Previsões das Organizações Económicas Internacionais (OEI) no Desenho das Políticas – As previsões das OEI podem acarretar custos às economias devido aos erros que comportam. Comparação das previsões da CE, FMI e MF de Portugal e avaliação de erros passados.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas : 20.0%
Realização de um relatório: 40.0%
Trabalho de grupo: 40.0%
Bibliografia
Mendonça, A.; Silva, J. R.; Brito, J. M.; Godinho, M. M. e M. St. Aubyn (2017), “Estudos de Homenagem a José da Silva Lopes”, Almedina, Coimbra.
Reis, E. (2008), “Estatística Descritiva”, Edições Sílabo, 7ª Edição.
Pereira, P. T.; Santos, J. C.; Arcanjo, M. e A. Afonso (2016), “Economia e Finanças Públicas”, Escolar Editora.
Duarte, A. P. (2015), “O Sistema Monetário Internacional. Uma Perspetiva Histórica-Económica”, Coimbra: Conjuntura Actual Editora.
Alexandre, F; Martins, I. G.; Andrade, J. S.; Castro, P. R. e P. Bação (2009), “A Crise Financeira Internacional”, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.