Descubra Discuta Ensine Economia – Portugal em números e gráficos

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02037903
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular terá uma componente teórica (2h) e uma componente prática (3h) por módulo, num total de 25h.

Na primeira componente, de carácter mais expositivo, são abordados os conceitos e teorias económicas fundamentais visando a ilustração de temas dos cinco módulos através de indicadores económicos explorando a linguagem dos dados e dos gráficos.

Na segunda componente, de caráter mais aplicado, os formandos desenvolverão trabalhos individuais e de grupo recorrendo à análise de estatística descritiva tendo por base o conjunto de dados e gráficos abordados na primeira componente.    

Resultados de Aprendizagem

1. Analisar temas dos cinco módulos do curso aplicados a Portugal UE através de números e gráficos;

2. Conhecer de forma mais aprofundada algumas bases de dados que incluem indicadores económicos relevantes para a análise de vários fenómenos macroeconómicos;

3. Selecionar os indicadores económicos mais apropriados para a descrição quantitativa de um dado tema económico;

4. Elaborar a base de dados;

5. Decidir a análise a efetuar;

6. Escolher as linguagens mais apropriadas: números apresentados em tabelas e o tipo de tabelas ou gráficos e o tipo de gráficos ou ainda um mix para a apresentação do tema por escrito. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Capital Humano e Crescimento – Análises de país (Portugal) e entre países (da UEM, UE, OCDE) com indicadores de educação da INES, PISA e Eurostat

2. Desigualdade de Rendimentos e Crescimento Económico-Desde 1980 há evolução positiva da desigualdade mundial de rendimentos. Análises de país(es) com indicadores de desigualdade, na UE-SILC, na WIID4 (ONU)

3. Progresso Técnico e Participação dos Salários no Valor Acrescentado-Análise da evolução em Portugal: produtividade total dos fatores, horas trabalhadas, emprego e participação dos salários, usando a KLEMS

4. Convergência Nominal e Real na UEM-A situação portuguesa - Verificação dos processos de convergência (divergência) real e nominal para Portugal com a AMECO;

5. O Papel das Previsões das Organizações Económicas Internacionais (OEI) no Desenho das Políticas – As previsões das OEI podem acarretar custos às economias devido aos erros que comportam. Comparação das previsões da CE, FMI e MF de Portugal e avaliação de erros passados.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Adelaide Pedrosa Silva Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas : 20.0%
Trabalho de grupo: 40.0%
Realização de um relatório: 40.0%

Bibliografia

Mendonça, A.; Silva, J. R.; Brito, J. M.; Godinho, M. M. e M. St. Aubyn (2017), “Estudos de Homenagem a José da Silva Lopes”, Almedina, Coimbra.

 Reis, E. (2008), “Estatística Descritiva”, Edições Sílabo, 7ª Edição.

Pereira, P. T.; Santos, J. C.; Arcanjo, M. e A. Afonso (2016), “Economia e Finanças Públicas”, Escolar Editora.

Duarte, A. P. (2015), “O Sistema Monetário Internacional. Uma Perspetiva Histórica-Económica”, Coimbra: Conjuntura Actual Editora.

 Alexandre, F; Martins, I. G.; Andrade, J. S.; Castro, P. R. e P. Bação (2009), “A Crise Financeira Internacional”, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.