Medicina Regenerativa em Ginecologia

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02037865
Área Científica
Saude
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
0.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método expositivo e interativo com projeção de PPT. Projeção de vídeos. Mini-teste de escolha múltipla (100%).

Resultados de Aprendizagem

Saber definir e compreender os princípios da medicina regenerativa e as suas principais áreas e âmbitos de aplicação na saúde da mulher.

Identificar as diferentes células utilizadas na terapia celular e respetivas fontes de origem. Conhecer as vantagens das células e moléculas autólogas na medicina regenerativa.

Conhecer as principais técnicas utilizadas na medicina regenerativa: separadores celulares, expansão celular e biorreatores.

Aquisição de noções de terapias celulares, terapias com biomateriais (scaffolds) e processos de regeneração de tecidos e órgãos.

Conhecer as várias áreas de aplicação da medicina regenerativa em Ginecologia.

Estágio(s)

Não

Programa

Princípios da medicina regenerativa.

Processos biológicos envolvidos na regeneração de tecidos e órgãos.

Interação da célula com a matriz extracelular na reparação e regeneração de tecidos.

Células estaminais e terapia celular.

Plasma rico em plaquetas.

Substitutos biológicos implantáveis e reconstrução de órgãos em suportes 3D (scaffolds).

Aplicabilidade da medicina regenerativa no sistema reprodutivo da mulher: a) ovários; b) útero; c) vagina

Outras aplicações no âmbito da saúde e na promoção do bem-estar da mulher.

Perspetivas futuras da medicina regenerativa.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Margarida Oliveira Figueiredo Dias

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 100.0%

Bibliografia

Principles of Regenerative Medicine, Third Edition (2019). Anthony Atala, Robert Lanza, James A. Thomson, and Robert Nerem. Academic Press.

Artigos científicos disponibilizados aos alunos / Scientific data provided to the students.