Promoção da Saúde Mental na Mulher Infértil

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02037841
Área Científica
Saude
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
0.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino a utilizar são:

(1) Expositivo;

(2) Aplicação de exercícios práticos em grupo e posterior debate guiado;

(3) Elaboração de uma ficha individual dentro da sala de aula, no final da uc.

Resultados de Aprendizagem

Após completar esta uc, o estudante deverá:

(1) Conhecer o papel da saúde reprodutiva na saúde mental da mulher e na sua qualidade de vida;

(2) Compreender o impacto emocional de algumas situações específicas da saúde reprodutiva da mulher/casal, nomeadamente da infertilidade, assim como a pertinência da avaliação e intervenção psicológica no processo de adaptação a esta situação;

(3) Refletir sobre a pertinência da tomada de decisões reprodutivas informadas e partilhadas entre os profissionais de saúde e as mulheres/casais, nomeadamente o impacto da comunicação profissional de saúde-doente eficaz na promoção da saúde mental da mulher/casal;

(4) Conhecer e aplicar algumas estratégias para a promoção de uma comunicação em saúde eficaz, para a tomada de decisões reprodutivas complexas.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Saúde mental e saúde reprodutiva na mulher;

II. Aspetos psicossociais de contextos associados à infertilidade e o papel da avaliação e intervenção psicológica;

III. Promoção da saúde mental da mulher/casal na infertilidade (1. A importância do envolvimento da mulher/casal na tomada de decisões reprodutivas informadas e partilhadas com os profissionais de saúde;

2. O papel da comunicação profissionais de saúde-doente eficaz; 3. Estratégias para uma comunicação em saúde eficaz).

Docente(s) responsável(eis)

Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero Canavarro

Métodos de Avaliação

Avaliação
(1) Expositivo; (2) Aplicação de exercícios práticos em grupo e posterior debate guiado; (3) Elaboração de uma ficha individual dentro da sala de aula, no final da uc: 100.0%

Bibliografia

1) Van Akker, O. (2012). Reproductive Health Psychology. Chichester: Wiley.

(2) Boivin, J. (2003). A review of psychosocial interventions in infertility. Social Science & Medicine, 57,

2325-2341. doi: 10.1016/S0277-9536(03)00138-2

(3) Woodruff, T., Clayman, M., & Waimey, K. (2014) Oncofertility Communication: Sharing information and building relationships across disciplines. New York: Springer.

(4) Lloyd, M., Bor, R., & Noble, L. (2018). Clinical Communication Skills for Medicine. London: Elsevier

Health Sciences.