Programação Avançada

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02002143
Área Científica
Computação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos avançados de programação e estruturas de dados, conhecimentos básicos de bases de dados.

Métodos de Ensino

Durante as três primeiras semanas é dado uma  introdução à metodologia POO, à ligação a bases de dados e aos conhecimentos de programação para a Rede.  Os alunos são distribuídos por grupos aos quais  são  distribuídos temas de estudo e projetos computacionais em diferentes áreas da Matemática.

Os temas de estudo, sobre tópicos avançados de programação, as linguagens da Rede, serão desenvolvidos individualmente e apresentados diante dos colegas. Os projetos, um por grupo, são desenvolvidos de forma autónoma, mas com acompanhamento semanal dos professores que propuseram o projeto.

Resultados de Aprendizagem

Além da aprendizagem de métodos e técnicas necessárias à implementação de um projeto computacional de larga escala pretende-se também que o aluno, de forma autónoma, estude temas avançados de programação.

Competência na utilização de ferramentas computacionais; Capacidade de generalização e abstração; Conceção ou utilização de modelos matemáticos para situações reais; Capacidade de trabalho em equipa; Capacidade de investigação; Capacidade de aprendizagem autónoma; Imaginação e criatividade; Capacidade de comunicação.

Estágio(s)

Não

Programa

As diferentes metodologias de programação. A Modularidade e a Abstração aplicadas à construção de projetos computacionais complexos, e a forma como as diferentes metodologias de programação suportam estes conceitos.
Breve introdução aos métodos e ferramentas computacionais necessárias aos diferentes projetos a realizar pelos alunos (linguagens POO; bases de dados (SQL); programação para a Rede (HTML/PHP); internacionalização e localização).

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Henrique e Figueiredo Quaresma de Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
- Trabalho de síntese (individual): 20% - Projeto relatório/implementação (grupo) : 80% * Defesa oral do projeto (individual) 0<=n<=1: 100.0%

Bibliografia

Livros de referência para as diferentes ferramentas a usar nos projetos / Reference books for the different tools used in the projects implementation.