Hibridismo e Transdisciplinaridade nas Artes

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03020404
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

- Exposição teórica feita pelos docentes;

- Leitura e comentário de textos selecionados;

- Estudos de caso: pensadores e criadores;

- Análise de léxico crítico.

- Elaboração de trabalho individual e apresentação em aula.

Resultados de Aprendizagem

Este seminário pretende refletir sobre a natureza do conhecimento e da criação artística, na passagem de um regime mimético/disciplinar para um regime pós-mimético/pós-disciplinar. Ao longo do seminário o aluno deve ser capaz de 1) descrever o processo histórico e institucional que regulou o estabelecimento da disciplinaridade no contexto do programa mimético nas artes; 2) compreender a correspondente definição/segregação de poéticas, formas e “modos de fazer” (Rancière); 3) identificar a emergência de um regime pós-mimético na modernidade estética; 4) rastrear a aparição no tempo longo de formas da heterogeneidade e do híbrido; 5) compreender o regime transdisciplinar da criação e da programação artística contemporâneas. As/os doutorandas/os terão ainda oportunidade de entrar em contacto com artistas que desenvolveram práticas criativas no quadro do hibridismo e da transdisciplinaridade em artes, através de sessões em que eles serão convidados.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Arte, representação e disciplinaridade.

2. Genealogias do híbrido: monstro, grotesco, metamorfose, informe.

3. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade

4. Deslocações disciplinares na contemporaneidade

4.1. Léxico (Arte Expandida; Arte Relacional; Pós-cinema; Musiking)

4.2. Criadores (Duchamp; Jonh Cage; Jan Fabre;)

5. Articulações transdisciplinares na programação artística.

6. Estudo de caso: “cruzamentos disciplinares” e outras áreas artísticas na DGArtes.

Docente(s) responsável(eis)

José António Oliveira Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho sobre tema previamente selecionado, a apresentar em aula e em versão escrita no final: 100.0%

Bibliografia

BORRIAUD, N. 2009 Estética Relacional, São Paulo, Ed. Martins Fontes.

CANCLINI, N. G. 2001 Culturas Híbridas: Estrategias para Entrar y Salir de la Modernidad. Barcelona, Ed. Paidós.

CARROL, N 2012 Art in an Expanded Field: Wittgenstein and Aesthetics In: The Nordic Journal of Aesthetics, 23(42)

DENSON, S. & LEYDA, J. (eds) 2016 Post-Cinema: Theorizing 21st-Century Film, Falmer, REFRAME Books.

DROUHET, G. 2004. Transgression. Un traject dans l’ouvre de Jan Fabre, Paris, Éd Cercie d’Art.

FOUCAULT, M. 1997.  A Ordem do Discurso. Lisboa, Relógio D'Água.

MADEIRA, C., 2010. Hibridismo nas Artes Performativas em Portugal, Tese de Dout., ICS-UL

NICOLESCU, B. (1999). O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo, Triom.

RANCIÈRE, J. 2014. Estética e Política. A Partilha do Sensível, Lisboa, Orfeu Negro.

SMALL, Chr. 1998. Musiking. The Meanings of Performing and Listening, UP of New England.

TAUSSIG, M.1993. Mimesis and Alterity – A Particular History of the Senses, London: Routledge.