Psicologia Comunitária
0
2023-2024
01016494
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Fundamentalmente, serão utilizadas as estratégias expositivas, demonstrativas, por parte do docente, e de discussão e igualmente de pesquisa orientada, por parte dos estudantes. Recorrer-se-á, de forma sistemática, à pesquisa de experiências e à atualização de competências dos estudantes. Os estudantes ensaiarão tarefas de planificação de projetos, sendo sugeridos relatos de visitas a contextos de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
• Identificar e caracterizar contextos, comunidades, onde o Psicólogo comunitário intervém ou pode intervir
• Enunciar tarefas de intervenção psicológica comunitária
• Descrever funções do psicólogo comunitário
• Conhecer modelos de intervenção comunitária
* Conhecer tipos de intervenção comunitária, da prevenção à remediação
• Perspetivar-se profissional numa equipa de intervenção comunitária
• Analisar técnicas e instrumentos de avaliação psicológica comunitária
• Conhecer e analisar instrumentos de intervenção comunitária, psicológica e neuropsicológica
• Selecionar criteriosamente programas de intervenção comunitária
• Planificar, elaborar, projetos, de intervenção comunitária
• Monitorizar e avaliar projetos de intervenção comunitária
* Conhecer e elaborar, aplicar e avaliar projetos de intervenção comunitária (fundamentalmente, projetos de intervenção primária/universal).
Estágio(s)
NãoPrograma
Concetualização(ões) de Psicologia comunitária
Concetualização(ões), tipos, de comunidade(s)
Modelos de intervenção psicológica em contexto de psicologia comunitária
Projetos de intervenção psicológica na(s)/da(s) comunidade(s): exemplos nacionais e internacionais
Experiências de psicologia comunitária
Tipos, formas, contextos, conteúdos e objetivos (desenvolvimento/aprendizagem) de intervenção psicológica, em contexto comunitário
Atividades, recursos e estratégias de intervenção comunitária: O papel da criatividade, empreendedorismo, a(s) arte(s) (os contos, a literatura, o cinema, o lúdico, a música, …) (o que fazer, como e que objetivos, na e com as comunidades)
Psicólogo comunitário vs psicólogo social
A Inteligência ecológica, concetualização e formas de desenvolvimento
Divisão 27 da APA.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 100.0%
Bibliografia
Bowe, N. (2005). Perspectives in Community Mental Health (a study guide and workbook). Dubuque, Iowa: Kendal/Hunt Publishing Company.
Gibbs, M., & Lachenmeyer, J. R. (1980). Community Psychology: theoretical and empirical approaches. N.Y.: Garden Press & Halsted Press.
Goleman, E. (2009). Inteligência Ecológica. NY, Elsevier.
González, A. M., Fuertes, F. C. & García, M. M. (Eds.) (1988). Psicología Comunitaria. Madrid: Textos Visor.
Kelly, J. (2006). Becoming Ecological: An Expedition into Community Psychology. New York: Oxford University Press.
Nelson, G., Kloos, B., & Ornelas, J. H. (2014). Community Psychology and Community Mental Health: Towards Transformative Change. Estados Unidos: Oxford University Press.
Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século.
Rappapport, J., & Seidman, E. (Eds.). (2000). Handbook of Community Psychology. NY.: Plenum Pub Corp.
Rosenberg, S. J. & Rosenberg, J. (Ed.) (2013). Community Mental Health: Challenges for the 21st Century.