Psicologia Comunitária

Ano
3
Ano lectivo
2020-2021
Código
01016494
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem referência.

Métodos de Ensino

Fundamentalmente, serão utilizadas as estratégias expositivas, demonstrativas, por parte do docente, e de discussão e igualmente de pesquisa orientada, por parte dos alunos. Recorrer-se-á, de forma sistemática, à pesquisa de experiências e à atualização de competências dos alunos. Os alunos ensaiarão tarefas de planificação de projetos, sendo sugeridos relatos de visitas a contextos de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

• Identificar e caracterizar contextos, comunidades, onde o Psicólogo comunitário intervém ou pode intervir

• Enunciar tarefas de intervenção psicológica comunitária

• Descrever funções do psicólogo comunitário

• Conhecer modelos de intervenção comunitária

* Conhecer tipos de intervenção comunitária, da prevenção à remediação

• Perspetivar-se profissional numa equipa de intervenção comunitária

• Analisar técnicas e instrumentos de avaliação psicológica comunitária

• Conhecer e analisar instrumentos de intervenção comunitária, psicológica e neuropsicológica

• Selecionar criteriosamente programas de intervenção comunitária

• Planificar, elaborar, projetos, de intervenção comunitária

• Monitorizar e avaliar projetos de intervenção comunitária. 

Estágio(s)

Não

Programa

Concetualização(ões) de Psicologia comunitária

Concetualização(ões), tipos, de comunidade(s)

Modelos de intervenção psicológica em contexto de psicologia comunitária

Projetos de intervenção psicológica na(s)/da(s) comunidade(s): exemplos nacionais e internacionais

Experiências de psicologia comunitária

Tipos, formas, contextos, conteúdos e objetivos (desenvolvimento/aprendizagem) de intervenção psicológica, em contexto comunitário

Atividades, recursos e estratégias de intervenção comunitária: O papel da criatividade, empreendedorismo, a(s) arte(s) (os contos, a literatura, o cinema, o lúdico,…) (o que fazer, como e que objetivos, na e com as comunidades)

Psicólogo comunitário vs psicólogo social

A Inteligência ecológica, concetualização e formas de desenvolvimento

Divisão 27 da APA.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação (visita/relato) de uma experiência de intervenção comunitária, em aula, oralmente e escrito, e em grupo, máximo 3 alunos: 25.0%
Apresentação de draft de elaboração de projeto de intervenção, de forma oral e escrita, individual, em aula: 25.0%
Apresentação de projeto de intervenção, e seus desenvolvimentos, de forma oral e escrita, individual, em aula e relato final: 50.0%

Bibliografia

Bowe, N. (2005). Perspectives in Community Mental Health (a study guide and workbook). Dubuque, Iowa: Kendal/Hunt Publishing Company.

Gibbs, M., & Lachenmeyer, J. R. (1980). Community Psychology: theoretical and empirical approaches. N.Y.: Garden Press & Halsted Press.

Goleman, E. (2009). Inteligência Ecológica. NY, Elsevier.

González, A. M., Fuertes, F. C. & García, M. M. (Eds.) (1988). Psicología Comunitaria. Madrid: Textos Visor.

Kelly, J. (2006). Becoming Ecological: An Expedition into Community Psychology. New York: Oxford University Press.

Nelson, G., Kloos, B., & Ornelas, J. H. (2014). Community Psychology and Community Mental Health: Towards Transformative Change. Estados Unidos: Oxford University Press.

Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século.

Rappapport, J., & Seidman, E. (Eds.). (2000). Handbook of Community Psychology. NY.: Plenum Pub Corp.

Rosenberg, S. J. & Rosenberg, J. (Ed.) (2013). Community Mental Health: Challenges for the 21st Century (Se