Psicologia Comunitária
3
2019-2020
01016494
Psicologia
Português
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Sem referência.
Métodos de Ensino
Fundamentalmente, serão utilizadas as estratégias expositivas, demonstrativas, por parte do docente, e de discussão e igualmente de pesquisa orientada, por parte dos alunos. Recorrer-se-á, de forma sistemática, à pesquisa de experiências e à atualização de competências dos alunos. Os alunos ensaiarão tarefas de planificação de projetos, sendo sugeridos relatos de visitas a contextos de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
• Identificar e caracterizar contextos, comunidades, onde o Psicólogo comunitário intervém ou pode intervir
• Enunciar tarefas de intervenção psicológica comunitária
• Descrever funções do psicólogo comunitário
• Conhecer modelos de intervenção comunitária
* Conhecer tipos de intervenção comunitária, da prevenção à remediação
• Perspetivar-se profissional numa equipa de intervenção comunitária
• Analisar técnicas e instrumentos de avaliação psicológica comunitária
• Conhecer e analisar instrumentos de intervenção comunitária, psicológica e neuropsicológica
• Selecionar criteriosamente programas de intervenção comunitária
• Planificar, elaborar, projetos, de intervenção comunitária
• Monitorizar e avaliar projetos de intervenção comunitária.
Estágio(s)
NãoPrograma
Concetualização(ões) de Psicologia comunitária
Concetualização(ões), tipos, de comunidade(s)
Modelos de intervenção psicológica em contexto de psicologia comunitária
Projetos de intervenção psicológica na(s)/da(s) comunidade(s): exemplos nacionais e internacionais
Experiências de psicologia comunitária
Tipos, formas, contextos, conteúdos e objetivos (desenvolvimento/aprendizagem) de intervenção psicológica, em contexto comunitário
Atividades, recursos e estratégias de intervenção comunitária: O papel da criatividade, empreendedorismo, a(s) arte(s) (os contos, a literatura, o cinema, o lúdico,…) (o que fazer, como e que objetivos, na e com as comunidades)
Psicólogo comunitário vs psicólogo social
A Inteligência ecológica, concetualização e formas de desenvolvimento
Divisão 27 da APA.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação de draft de elaboração de projeto de intervenção, de forma oral e escrita, individual, em aula: 25.0%
Apresentação (visita/relato) de uma experiência de intervenção comunitária, em aula, oralmente e escrito, e em grupo, máximo 3 alunos: 25.0%
Apresentação de projeto de intervenção, e seus desenvolvimentos, de forma oral e escrita, individual, em aula e relato final: 50.0%
Bibliografia
Bowe, N. (2005). Perspectives in Community Mental Health (a study guide and workbook). Dubuque, Iowa: Kendal/Hunt Publishing Company.
Gibbs, M., & Lachenmeyer, J. R. (1980). Community Psychology: theoretical and empirical approaches. N.Y.: Garden Press & Halsted Press.
Goleman, E. (2009). Inteligência Ecológica. NY, Elsevier.
González, A. M., Fuertes, F. C. & García, M. M. (Eds.) (1988). Psicología Comunitaria. Madrid: Textos Visor.
Kelly, J. (2006). Becoming Ecological: An Expedition into Community Psychology. New York: Oxford University Press.
Nelson, G., Kloos, B., & Ornelas, J. H. (2014). Community Psychology and Community Mental Health: Towards Transformative Change. Estados Unidos: Oxford University Press.
Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século.
Rappapport, J., & Seidman, E. (Eds.). (2000). Handbook of Community Psychology. NY.: Plenum Pub Corp.
Rosenberg, S. J. & Rosenberg, J. (Ed.) (2013). Community Mental Health: Challenges for the 21st Century (Se