Psicologia Comunitária

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01016494
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem referência.

Métodos de Ensino

Fundamentalmente, serão utilizadas as estratégias expositivas, demonstrativas, por parte do docente, e de discussão e igualmente de pesquisa orientada, por parte dos alunos. Recorrer-se-á, de forma sistemática, à pesquisa de experiências e à atualização de competências dos alunos. Os alunos ensaiarão tarefas de planificação de projetos, sendo sugeridos relatos de visitas a contextos de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

• Identificar e caracterizar contextos, comunidades, onde o Psicólogo comunitário intervém ou pode intervir

• Enunciar tarefas de intervenção psicológica comunitária

• Descrever funções do psicólogo comunitário

• Conhecer modelos de intervenção comunitária

* Conhecer tipos de intervenção comunitária, da prevenção à remediação

• Perspetivar-se profissional numa equipa de intervenção comunitária

• Analisar técnicas e instrumentos de avaliação psicológica comunitária

• Conhecer e analisar instrumentos de intervenção comunitária, psicológica e neuropsicológica

• Selecionar criteriosamente programas de intervenção comunitária

• Planificar, elaborar, projetos, de intervenção comunitária

• Monitorizar e avaliar projetos de intervenção comunitária. 

Estágio(s)

Não

Programa

Concetualização(ões) de Psicologia comunitária

Concetualização(ões), tipos, de comunidade(s)

Modelos de intervenção psicológica em contexto de psicologia comunitária

Projetos de intervenção psicológica na(s)/da(s) comunidade(s): exemplos nacionais e internacionais

Experiências de psicologia comunitária

Tipos, formas, contextos, conteúdos e objetivos (desenvolvimento/aprendizagem) de intervenção psicológica, em contexto comunitário

Atividades, recursos e estratégias de intervenção comunitária: O papel da criatividade, empreendedorismo, a(s) arte(s) (os contos, a literatura, o cinema, o lúdico,…) (o que fazer, como e que objetivos, na e com as comunidades)

Psicólogo comunitário vs psicólogo social

A Inteligência ecológica, concetualização e formas de desenvolvimento

Divisão 27 da APA.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação de draft de elaboração de projeto de intervenção, de forma oral e escrita, individual, em aula: 25.0%
Apresentação (visita/relato) de uma experiência de intervenção comunitária, em aula, oralmente e escrito, e em grupo, máximo 3 alunos: 25.0%
Apresentação de projeto de intervenção, e seus desenvolvimentos, de forma oral e escrita, individual, em aula e relato final: 50.0%

Bibliografia

Bowe, N. (2005). Perspectives in Community Mental Health (a study guide and workbook). Dubuque, Iowa: Kendal/Hunt Publishing Company.

Gibbs, M., & Lachenmeyer, J. R. (1980). Community Psychology: theoretical and empirical approaches. N.Y.: Garden Press & Halsted Press.

Goleman, E. (2009). Inteligência Ecológica. NY, Elsevier.

González, A. M., Fuertes, F. C. & García, M. M. (Eds.) (1988). Psicología Comunitaria. Madrid: Textos Visor.

Kelly, J. (2006). Becoming Ecological: An Expedition into Community Psychology. New York: Oxford University Press.

Nelson, G., Kloos, B., & Ornelas, J. H. (2014). Community Psychology and Community Mental Health: Towards Transformative Change. Estados Unidos: Oxford University Press.

Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século.

Rappapport, J., & Seidman, E. (Eds.). (2000). Handbook of Community Psychology. NY.: Plenum Pub Corp.

Rosenberg, S. J. & Rosenberg, J. (Ed.) (2013). Community Mental Health: Challenges for the 21st Century (Se