Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese
1
2021-2022
03020344
Psicologia
Português
Presencial
30.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino: tutorial com orientação sistemática das atividades; seminários de discussão entre estudantes com projetos que versam temáticas e/ou contemplam metodologias afins.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos: desenvolver competências específicas de conceção, desenvolvimento e implementação de planos de investigação; proporcionar a reflexão crítica, através de uma inter-visão e uma supervisão partilhada do desenvolvimento dos vários projetos de investigação (nas horas de contacto coletivo), culminando com a elaboração de um projeto de investigação individualizado para cada estudante.
Resultados de aprendizagem/competências: o estudante deve ser capaz de 1) formular um problema de
investigação, 2) conceber os objetivos e o design de investigação, 3) propor as metodologias a utilizar tanto na fase de recolha de dados como na etapa do seu tratamento e análise; 4) identificar os resultados esperados com o projeto, 5) apresentar por escrito e discutir oralmente o seu projeto de investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conceptualização e planificação de um projeto de investigação empírica nas suas diferentes etapas, em termos teóricos e metodológicos; consideração de princípios e regras de investigação e de aspetos éticos e deontológicos
1. Identificação do problema de investigação
2. Elaboração do enquadramento teórico; pesquisa bibliográfica orientada/focada e sua revisão crítica
3. Definição dos objetivos e respetiva fundamentação
4. Elaboração detalhada da investigação – Plano e métodos; aspetos éticos
5. Identificação dos resultados esperados; implicações para o conhecimento no domínio científico
6. Redação escrita do projeto em conformidade com as normas de candidatura da FCT.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação escrita do projeto de investigação (tese) e sua discussão oral perante um painel de professores (dois do curso de doutoramento e um externo). A sua aprovação com nota mínima de 14 permitirá ao estudante prosseguir com a implementação do projeto com vista à elaboração da tese de doutoramento e, consequentemente, à formação para obtenção do grau de Doutor: 100.0%
Bibliografia
Almeida L. S.; Freire, T. (2008). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios (5a Edição).
American Psychological Association (2010). The Publication Manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author.
Daly, K. (2007). Qualitative Methods for Family Studies & Human Development. London: Sage Publications.
Pallant, J. (2003). SPSS Survival manual: A step by step guide to data analysis using SPSS for Windows.
Maidenhead, Berkshire. UK: Open University Press.
Schwartzman, J.(…) Family Theory and the Scientific Method. Printed from The Family Process CD-ROM, Copyright, 1999.
Tashakkori, A. & Teddlie, C. (2003). Handbook of mixed methods in social and behavioral research. UK: Sage Publications.