Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03020344
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino: tutorial com orientação sistemática das atividades; seminários de discussão entre estudantes com projetos que versam temáticas e/ou contemplam metodologias afins.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: desenvolver competências específicas de conceção, desenvolvimento e implementação de planos de investigação; proporcionar a reflexão crítica, através de uma inter-visão e uma supervisão partilhada do desenvolvimento dos vários projetos de investigação (nas horas de contacto coletivo), culminando com a elaboração de um projeto de investigação individualizado para cada estudante.

Resultados de aprendizagem/competências: o estudante deve ser capaz de 1) formular um problema de

investigação, 2) conceber os objetivos e o design de investigação, 3) propor as metodologias a utilizar tanto na fase de recolha de dados como na etapa do seu tratamento e análise; 4) identificar os resultados esperados com o projeto, 5) apresentar por escrito e discutir oralmente o seu projeto de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceptualização e planificação de um projeto de investigação empírica nas suas diferentes etapas, em termos teóricos e metodológicos; consideração de princípios e regras de investigação e de aspetos éticos e deontológicos

1. Identificação do problema de investigação

2. Elaboração do enquadramento teórico; pesquisa bibliográfica orientada/focada e sua revisão crítica

3. Definição dos objetivos e respetiva fundamentação

4. Elaboração detalhada da investigação – Plano e métodos; aspetos éticos

5. Identificação dos resultados esperados; implicações para o conhecimento no domínio científico

6. Redação escrita do projeto em conformidade com as normas de candidatura da FCT.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação escrita do projeto de investigação (tese) e sua discussão oral perante um painel de professores (dois do curso de doutoramento e um externo). A sua aprovação com nota mínima de 14 permitirá ao estudante prosseguir com a implementação do projeto com vista à elaboração da tese de doutoramento e, consequentemente, à formação para obtenção do grau de Doutor: 100.0%

Bibliografia

Almeida L. S.; Freire, T. (2008). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios (5a Edição).

American Psychological Association (2010). The Publication Manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author.

Daly, K. (2007). Qualitative Methods for Family Studies & Human Development. London: Sage Publications.

Pallant, J. (2003). SPSS Survival manual: A step by step guide to data analysis using SPSS for Windows.

Maidenhead, Berkshire. UK: Open University Press.

Schwartzman, J.(…) Family Theory and the Scientific Method. Printed from The Family Process CD-ROM, Copyright, 1999.

Tashakkori, A. & Teddlie, C. (2003). Handbook of mixed methods in social and behavioral research. UK: Sage Publications.