Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03020344
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino: tutorial com orientação sistemática das atividades; seminários de discussão entre estudantes com projetos que versam temáticas e/ou contemplam metodologias afins.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: desenvolver competências específicas de conceção, desenvolvimento e implementação de planos de investigação; proporcionar a reflexão crítica, através de uma inter-visão e uma supervisão partilhada do desenvolvimento dos vários projetos de investigação (nas horas de contacto coletivo), culminando com a elaboração de um projeto de investigação individualizado para cada estudante.

Resultados de aprendizagem/competências: o estudante deve ser capaz de 1) formular um problema de

investigação, 2) conceber os objetivos e o design de investigação, 3) propor as metodologias a utilizar tanto na fase de recolha de dados como na etapa do seu tratamento e análise; 4) identificar os resultados esperados com o projeto, 5) apresentar por escrito e discutir oralmente o seu projeto de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceptualização e planificação de um projeto de investigação empírica nas suas diferentes etapas, em termos teóricos e metodológicos; consideração de princípios e regras de investigação e de aspetos éticos e deontológicos

1. Identificação do problema de investigação

2. Elaboração do enquadramento teórico; pesquisa bibliográfica orientada/focada e sua revisão crítica

3. Definição dos objetivos e respetiva fundamentação

4. Elaboração detalhada da investigação – Plano e métodos; aspetos éticos

5. Identificação dos resultados esperados; implicações para o conhecimento no domínio científico

6. Redação escrita do projeto em conformidade com as normas de candidatura da FCT.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação escrita do projeto de investigação (tese) e sua discussão oral perante um painel de professores (dois do curso de doutoramento e um externo). A sua aprovação com nota mínima de 14 permitirá ao estudante prosseguir com a implementação do projeto com vista à elaboração da tese de doutoramento e, consequentemente, à formação para obtenção do grau de Doutor: 100.0%

Bibliografia

Almeida L. S.; Freire, T. (2008). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios (5a Edição).

American Psychological Association (2010). The Publication Manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author.

Daly, K. (2007). Qualitative Methods for Family Studies & Human Development. London: Sage Publications.

Pallant, J. (2003). SPSS Survival manual: A step by step guide to data analysis using SPSS for Windows.

Maidenhead, Berkshire. UK: Open University Press.

Schwartzman, J.(…) Family Theory and the Scientific Method. Printed from The Family Process CD-ROM, Copyright, 1999.

Tashakkori, A. & Teddlie, C. (2003). Handbook of mixed methods in social and behavioral research. UK: Sage Publications.