Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese
1
2020-2021
03020344
Psicologia
Português
Presencial
30.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino: tutorial com orientação sistemática das atividades; seminários de discussão entre estudantes com projetos que versam temáticas e/ou contemplam metodologias afins.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos: desenvolver competências específicas de conceção, desenvolvimento e implementação de planos de investigação; proporcionar a reflexão crítica, através de uma inter-visão e uma supervisão partilhada do desenvolvimento dos vários projetos de investigação (nas horas de contacto coletivo), culminando com a elaboração de um projeto de investigação individualizado para cada estudante.
Resultados de aprendizagem/competências: o estudante deve ser capaz de 1) formular um problema de
investigação, 2) conceber os objetivos e o design de investigação, 3) propor as metodologias a utilizar tanto na fase de recolha de dados como na etapa do seu tratamento e análise; 4) identificar os resultados esperados com o projeto, 5) apresentar por escrito e discutir oralmente o seu projeto de investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conceptualização e planificação de um projeto de investigação empírica nas suas diferentes etapas, em termos teóricos e metodológicos; consideração de princípios e regras de investigação e de aspetos éticos e deontológicos
1. Identificação do problema de investigação
2. Elaboração do enquadramento teórico; pesquisa bibliográfica orientada/focada e sua revisão crítica
3. Definição dos objetivos e respetiva fundamentação
4. Elaboração detalhada da investigação – Plano e métodos; aspetos éticos
5. Identificação dos resultados esperados; implicações para o conhecimento no domínio científico
6. Redação escrita do projeto em conformidade com as normas de candidatura da FCT.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação escrita do projeto de investigação (tese) e sua discussão oral perante um painel de professores (dois do curso de doutoramento e um externo). A sua aprovação com nota mínima de 14 permitirá ao estudante prosseguir com a implementação do projeto com vista à elaboração da tese de doutoramento e, consequentemente, à formação para obtenção do grau de Doutor: 100.0%
Bibliografia
Almeida L. S.; Freire, T. (2008). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios (5a Edição).
American Psychological Association (2010). The Publication Manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author.
Daly, K. (2007). Qualitative Methods for Family Studies & Human Development. London: Sage Publications.
Pallant, J. (2003). SPSS Survival manual: A step by step guide to data analysis using SPSS for Windows.
Maidenhead, Berkshire. UK: Open University Press.
Schwartzman, J.(…) Family Theory and the Scientific Method. Printed from The Family Process CD-ROM, Copyright, 1999.
Tashakkori, A. & Teddlie, C. (2003). Handbook of mixed methods in social and behavioral research. UK: Sage Publications.