Seminário Temático Optativo 2
1
2021-2022
03020322
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
9.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino: expositiva - apresentação de modelos de investigação com exemplificação de investigações em curso; discussão em grupo apelando à análise crítica das mesmas; promoção de pesquisa bibliográfica relevante efetuada autonomamente pelos estudantes seguida de discussão em grupo a fim de fundamentar e sedimentar os conhecimentos adquiridos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo: esta unidade curricular obrigatória, permite que os estudantes optem por subtemas de modo a atingirem o aprofundamento do conhecimento, conceptualização e investigação subjacente à Intervenção Familiar de uma forma dirigida e orientada para os interesses de investigação específicos de cada estudante.
Resultados da aprendizagem: o estudante deve ser capaz de 1) conhecer aprofundadamente um conjunto de estudos que avalie e análise algumas das modalidades mais relevantes de intervenção familiar; 2) investigar e identificar os processos e variáveis associados aos processos e resultados das intervenções familiares – e.g. componentes, aliança e relação terapêutica, etapas/fases, fatores de mudança/impasse terapêutico; 3) conhecer e avaliar criticamente a investigação produzida no domínio, aspectos sobre os quais deve ser capaz de se exprimir tanto por escrito como oralmente; 4) desenvolver competências para desenhar e implementar investigação neste domínio científico.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I- Prevenção
1. Educação parental. Conceitos e tipologias. Programas: 1) Early-Childhood Basic Parenting Program, Incredible Years; 2)Parenting Wisely, Urban Teens
Módulo II – Intervenções terapêuticas
2. Intervenção Conjugal
3. Narrativas familiares: Avaliação e intervenção
Módulo III - Investigação do Processo Terapêutico
4. Processo e resultados. Variáveis associadas à mudança terapêutica em diferentes settings e perturbações.
Nota: dos 4 temas indicados nos 3 módulos cada estudante escolhe 3 temas em função dos seus interesse de investigação.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Redação de um artigo científico sobre um tema de interesse de investigação do estudante, o qual será avaliado e sujeito a discussão oral por um painel de professores (dois do curso de doutoramento e um externo): 100.0%
Bibliografia
Almeida,A.,Cruz, O.,Gaspar,M.,Brandão,T.,Alarcão,M.& Machado,J. (2012). Parent education interventions: Results from a national study in Portugal. The European Journal of Developmental Psychology,9(1),135-149.
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Rivett, M., & Street, E. (2009). Family Therapy: 100 Key Points and Techniques. N. Y. Routledge.
Romano,J.& Hage,S.(2000). Prevention and Counseling Psychology: revitalizing commitments for the 21st century. The Counseling Psychologist,6(28), 733-763.
Sprenkle, D., Davis, S., & Lebow J. (2009). Common Factors in Couple and Family Therapy: The Overlooked
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White, M. (2007). Maps of narrative practice. Australia: Dulwich Centre.