Seminário Temático Optativo 2

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03020322
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino: expositiva - apresentação de modelos de investigação com exemplificação de investigações em curso; discussão em grupo apelando à análise crítica das mesmas; promoção de pesquisa bibliográfica relevante efetuada autonomamente pelos estudantes seguida de discussão em grupo a fim de fundamentar e sedimentar os conhecimentos adquiridos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivo: esta unidade curricular obrigatória, permite que os estudantes optem por subtemas de modo a atingirem o aprofundamento do conhecimento, conceptualização e investigação subjacente à Intervenção Familiar de uma forma dirigida e orientada para os interesses de investigação específicos de cada estudante.

Resultados da aprendizagem: o estudante deve ser capaz de 1) conhecer aprofundadamente um conjunto de estudos que avalie e análise algumas das modalidades mais relevantes de intervenção familiar; 2) investigar e identificar os processos e variáveis associados aos processos e resultados das intervenções familiares – e.g. componentes, aliança e relação terapêutica, etapas/fases, fatores de mudança/impasse terapêutico; 3) conhecer e avaliar criticamente a investigação produzida no domínio, aspectos sobre os quais deve ser capaz de se exprimir tanto por escrito como oralmente; 4) desenvolver competências para desenhar e implementar investigação neste domínio científico.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I- Prevenção

1. Educação parental. Conceitos e tipologias. Programas: 1) Early-Childhood Basic Parenting Program, Incredible Years; 2)Parenting Wisely, Urban Teens

Módulo II – Intervenções terapêuticas

2. Intervenção Conjugal

3. Narrativas familiares: Avaliação e intervenção

Módulo III - Investigação do Processo Terapêutico

4. Processo e resultados. Variáveis associadas à mudança terapêutica em diferentes settings e perturbações.

Nota: dos 4 temas indicados nos 3 módulos cada estudante escolhe 3 temas em função dos seus interesse de investigação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Redação de um artigo científico sobre um tema de interesse de investigação do estudante, o qual será avaliado e sujeito a discussão oral por um painel de professores (dois do curso de doutoramento e um externo): 100.0%

Bibliografia

Almeida,A.,Cruz, O.,Gaspar,M.,Brandão,T.,Alarcão,M.& Machado,J. (2012). Parent education interventions: Results from a national study in Portugal. The European Journal of Developmental Psychology,9(1),135-149.

 Carr, A.(2009). The effectiveness of family therapy and systemic interventions for adult-focused problems. Journal of Family Therapy, 31, 46-74. doi:10.1111/j.1467-6427.2008.00452.x

 Rivett, M., & Street, E. (2009). Family Therapy: 100 Key Points and Techniques. N. Y. Routledge.

 Romano,J.& Hage,S.(2000). Prevention and Counseling Psychology: revitalizing commitments for the 21st century. The Counseling Psychologist,6(28), 733-763.

Sprenkle, D., Davis, S., & Lebow J. (2009). Common Factors in Couple and Family Therapy: The Overlooked

Foundation for Effective Practice. NY: Guilford.

White, M. (2007). Maps of narrative practice. Australia: Dulwich Centre.