Seminário Temático Optativo 2

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03020322
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino: expositiva - apresentação de modelos de investigação com exemplificação de investigações em curso; discussão em grupo apelando à análise crítica das mesmas; promoção de pesquisa bibliográfica relevante efetuada autonomamente pelos estudantes seguida de discussão em grupo a fim de fundamentar e sedimentar os conhecimentos adquiridos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivo: esta unidade curricular obrigatória, permite que os estudantes optem por subtemas de modo a atingirem o aprofundamento do conhecimento, conceptualização e investigação subjacente à Intervenção Familiar de uma forma dirigida e orientada para os interesses de investigação específicos de cada estudante.

Resultados da aprendizagem: o estudante deve ser capaz de 1) conhecer aprofundadamente um conjunto de estudos que avalie e análise algumas das modalidades mais relevantes de intervenção familiar; 2) investigar e identificar os processos e variáveis associados aos processos e resultados das intervenções familiares – e.g. componentes, aliança e relação terapêutica, etapas/fases, fatores de mudança/impasse terapêutico; 3) conhecer e avaliar criticamente a investigação produzida no domínio, aspectos sobre os quais deve ser capaz de se exprimir tanto por escrito como oralmente; 4) desenvolver competências para desenhar e implementar investigação neste domínio científico.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I- Prevenção

1. Educação parental. Conceitos e tipologias. Programas: 1) Early-Childhood Basic Parenting Program, Incredible Years; 2)Parenting Wisely, Urban Teens

Módulo II – Intervenções terapêuticas

2. Intervenção Conjugal

3. Narrativas familiares: Avaliação e intervenção

Módulo III - Investigação do Processo Terapêutico

4. Processo e resultados. Variáveis associadas à mudança terapêutica em diferentes settings e perturbações.

Nota: dos 4 temas indicados nos 3 módulos cada estudante escolhe 3 temas em função dos seus interesse de investigação.

Docente(s) responsável(eis)

Madalena Moutinho Alarcão Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Redação de um artigo científico sobre um tema de interesse de investigação do estudante, o qual será avaliado e sujeito a discussão oral por um painel de professores (dois do curso de doutoramento e um externo): 100.0%

Bibliografia

Almeida,A.,Cruz, O.,Gaspar,M.,Brandão,T.,Alarcão,M.& Machado,J. (2012). Parent education interventions: Results from a national study in Portugal. The European Journal of Developmental Psychology,9(1),135-149.

 Carr, A.(2009). The effectiveness of family therapy and systemic interventions for adult-focused problems. Journal of Family Therapy, 31, 46-74. doi:10.1111/j.1467-6427.2008.00452.x

 Rivett, M., & Street, E. (2009). Family Therapy: 100 Key Points and Techniques. N. Y. Routledge.

 Romano,J.& Hage,S.(2000). Prevention and Counseling Psychology: revitalizing commitments for the 21st century. The Counseling Psychologist,6(28), 733-763.

Sprenkle, D., Davis, S., & Lebow J. (2009). Common Factors in Couple and Family Therapy: The Overlooked

Foundation for Effective Practice. NY: Guilford.

White, M. (2007). Maps of narrative practice. Australia: Dulwich Centre.