Seminário Temático Optativo 1

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03020311
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino: expositiva - apresentação de temas e modelos de investigação com exemplificação de investigações em curso; discussão em grupo apelando à análise crítica das mesmas; promoção de pesquisa bibliográfica relevante efetuada autonomamente pelos estudantes seguida de discussão em grupo a fim de fundamentar e sedimentar os conhecimentos adquiridos.

Resultados de Aprendizagem

Esta UC obrigatória, permite que os estudantes optem por subtemas de modo a atingirem o aprofundamento do conhecimento, conceptualização e investigação subjacente à Resiliência e Vulnerabilidades Familiares de uma forma dirigida e orientada para os interesses de investigação específicos de cada estudante. Objetivos:

1. conhecer aprofundadamente temas na área da Psicologia Clínica associada aos problemas e às perturbações promotoras de risco familiar, quer em termos desenvolvimentais quer em termos contextuais.

2. investigar e identificar os processos e variáveis associados à resiliência, individual e familiar, por meio dos quais as famílias e os indivíduos se adaptam às situações problemáticas

3. conhecer e avaliar criticamente a investigação produzida no domínio, aspetos sobre os quais deve ser capaz de se exprimir tanto por escrito como oralmente

4. desenvolver competências para desenhar e implementar investigação neste domínio científico.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I - Parentalidades

1- Estilos Parentais e Vinculação ao longo do Ciclo de Vida Familiar

1.1.Perspectiva crítica sobre a Teoria da Vinculação.

1.2.Antecedentes da qualidade de vinculação na infância: Da relação diádica aos determinantes ecológicos

2- Parentalidade: família(s) e papéis parentais - do conceito à avaliação

2.1.Parentalidades em diferentes Configurações Familiares (divórcio, monoparentalidade, reconstituição familiar, etc.)

2.2.Famílias adoptivas – Singularidades na formação de identidade familiar

Módulo II - Conjugalidade

2.1.Satisfação e Qualidade Conjugal - Fatores de stress e de resiliência

2.2.Do sexo e género no casal – diversidade e complementaridade

2.3.Casais biculturais

Módulo III – Situações particulares de vulnerabilidade familiar

3.1. Família e Condições Crónicas de Doença (física e mental)

Fases da doença crónica e seu impacto no doente e na família.

Implicações psicossociais da doença

3.2. Violência Familiar (conjugal, filio-parental, idosos).

Docente(s) responsável(eis)

Madalena Moutinho Alarcão Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Redação de um artigo científico sobre um tema de interesse de investigação do estudante, o qual será avaliado e sujeito a discussão oral por um painel de professores (dois do curso de doutoramento e um externo): 100.0%

Bibliografia

Buehler, C., Rhodes, K.W., & Cuddeback,G. (2006). The potential for successful family foster care:Conceptualizing competency domains for foster parents. Child Welfare, 85,523-558.

Cassidy, J. & Shaver, P. (1999). Handbook of attachment. NY: Guilford Press.

Falconier, M.;Randall, A. & G. Bodenmann, (Eds.). Couples coping with stress.

Garcia, T. & Pereira,R.( 2006).Violencia filio-parental:Revision de bibliografia.Mosaico 36,1-13.

Gottman, J., & Notarius, C. (2002). Marital Research in the 20th Century and a Research Agenda for the 21st Century. Family Process, 41, 159-197.

Javier, R., Baden, A.,& Biafora, F.(eds). Handbook of Adoption. London:Sage.

Soares, I. (2007). Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento: Teoria e avaliação. Braga: Psiquilíbrios.

Stewart, S., & Bond,H. (2002). A critical look at parenting research from the mainstream: problems uncovered while adapting Western research to non-Western cultures. British Journal of Developmental Psychology, 20, 379-392.