Place Branding, Gestão e Marketing em Turismo

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03020300
Área Científica
Turismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos teóricos sobre processo de investigação, análise de dados em Ciências Sociais. Conhecimentos de língua inglesa equiparadas ao nível B1 na competência de compreensão escrita, para leitura de bibliografia recomendada e/ou pertinente nesta unidade curricular

Métodos de Ensino

A abordagem teórica expositiva servirá tão somente para estabelecer um quadro de referência de base. Os estudos de caso, nacionais e internacionais, permitirão aprofundar conhecimentos, formar uma perspetiva poliédrica de estratégias de marketing, de branding e de gestão de destinos, bem como desenvolver capacidades de análise comparativa e crítica. A análise de conteúdos, nomeadamente artigos e relatórios científicos permitirá desenvolver competências de investigação, de reflexão e de discussão.  

Resultados de Aprendizagem

Objetivos da unidade curricular:

O1. Conhecer a diversidade de destinos, estruturas organizativas de gestão de destinos e estratégias de place branding;

O2. Reconhecer o consumidor como o elemento central das estratégias de marketing de destinos turísticos;

O3. Perceber a importância do marketing no desenvolvimento de destinos turísticos;

O4. Analisar os elementos críticos do place branding e compreender a sua importância para o posicionamento e para a competitividade dos destinos.

Competências a desenvolver:

C1. Problematização dos vários fatores críticos que impactam a imagem dos destinos turísticos na atualidade;

C2. Análise crítica de estratégias de branding, de rebranding e de branding refresh, nacionais e internacionais;

C3. Compreensão da multidimensionalidade da experiência turística e a sua relevância para a a integração das comunidades locais e fidelização dos turistas;

C4. Avaliação de estratégias de gestão da imagem de destinos em situações de riscos e de catástrofes.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Gestão de destinos turísticos

1.1. Destinos turísticos: questões e desafios atuais

1.2. Estruturas organizativas

2. Marketing Turístico

2.1.Novas tendências de consumo do mercado turístico

2.2 O marketing no desenvolvimento de destinos turísticos

2.3. Riscos e atividade turística

3. Place branding

3.1. O ciclo de vida dos destinos turísticos

3.2. Place brands e regeneração urbana

3.3. Organização de eventos e imagem dos destinos

3.4. Desafios do sistema turístico: qualidade, sustentabilidade e inovação.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 40.0%

Bibliografia

Dolnicar, S. (2022). Market segmentation for e-tourism. In Handbook of e-Tourism (pp. 849-863). Springer International Publishing.

Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for Humanity. John Wiley & Sons Inc.

Perez, W. (2022). Tourism destination management. States Academic Press.

Morrison, A. (2023). Marketing and managing tourism destinations. Routledge.

Seabra, C., & Korstanje, M. E. (Eds.) (2023). Safety and Tourism. Emerald Publishing Limited.

Viol, M., Todd, L., Theodoraki, E., & Anastasiadou, C. (2018). The role of iconic-historic commemorative events in event tourism: Insights from the 20th and 25th anniversaries of the fall of the Berlin Wall. Tourism Management, 69(2018) 246-262.

Xu, X., Kirillova, K., & Lehto, X. (2022). Travel and life: A developmental perspective on tourism consumption over the life course. Tourism Management, 89(2022) 104447.