Place Branding, Gestão e Marketing em Turismo
1
2022-2023
03020300
Turismo
Português
Presencial
Semestral
15.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos gerais sobre destinos turísticos e sobre componentes do sistema turístico. Conhecimentos de língua inglesa/francesa/castelhano equiparados ao nível B1 na competência de compreensão escrita, para leitura de bibliografia recomendada e/ou pertinente nesta unidade curricular.
Métodos de Ensino
A abordagem teórica expositiva servirá tão somente para estabelecer um quadro de referência de base. Os estudos de caso, nacionais e internacionais, permitirão aprofundar conhecimentos, formar uma perspetiva poliédrica de estratégias de marketing, de branding e de gestão de destinos, bem como desenvolver capacidades de análise comparativa e crítica. A análise de conteúdos (vídeos, artigos) permitirá desenvolver competências de investigação, de reflexão e de discussão em grupo. A(s) visita(s) de estudo viabilizará(ão) o contacto com agentes e grupos de interesse e trabalho de campo.
Resultados de Aprendizagem
Perceber a importância do marketing no desenvolvimento de destinos turísticos.
Conhecer as tendências de consumo atuais em turismo.
Reconhecer o consumidor como o elemento central das estratégias de marketing de destinos turísticos.
Reconhecer a comunicação online como um fator fundamental de competitividade no mercado turístico.
Analisar os elementos críticos do place branding.
Conhecer estratégias de branding, de rebranding e de branding refresh, nacionais e internacionais.
Compreender a importância do branding para o posicionamento e para a competitividade dos destinos.
Conhecer a diversidade de estruturas organizativas de gestão de destinos e estratégias de place branding.
Reconhecer a importância das formas de colaboração entre stakeholders no contexto da gestão dos destinos.
Compreender a multidimensionalidade da experiência turística e a sua relevância para a fidelização.
Avaliar estratégias de gestão da imagem em situações de riscos e de catástrofes.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O marketing no desenvolvimento de destinos turísticos
Conceção e desenvolvimento de destinos turísticos
Segmentação do mercado, target e posicionamento dos destinos turísticos
O ciclo de vida dos destinos turísticos
O planeamento e gestão do marketing de destinos turísticos
2. Novas tendências de consumo do mercado turístico
A importância da comunicação no novo mercado turístico global
O consumidor 3.0
3. Place branding
Elementos do place branding, identidade, imagem e marca
Posicionamento e competitividade
Place brands e regeneração urbana
Organização de eventos e imagem dos destinos
4. Gestão de destinos
Estruturas organizativas de gestão
Stakeholders e formas de colaboração
Desafios do sistema turístico: qualidade, sustentabilidade e inovação
Multiatração, interpretação e experiência turística, a dimensão multisensorial
Digital media e a configuração das experiências
Riscos e catástrofes nos destinos: estratégias de gestão da imagem
Place loyalty.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 40.0%
Bibliografia
Baker, B (2012). Destination branding for small cities. Portland: CLB.
Bayraktar,A, Uslay, C (2017).Strategic place branding methodologies and theory for tourist attraction. Hershey: IGI.
Govers, R, Go, F (2016). Place branding. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Gursoy, D, et al (2018).The Routledge handbook of destination marketing. London: Routledge.
Kotler, P, et al. (2017). Marketing for hospitality and tourism. Harlow: Pearson.
Moreira, C O (2014). Turismo, território e desenvolvimento: competitividade e gestão estratégica de destinos. Coimbra: UC.
Morgan, N, et al. (2012). Destination branding. Oxford: B-H.
Ribeiro, H, Amaro, S, Seabra, C, Abrantes, J L (2014). Travel content creation: the influence of innovativeness, involvement and use of social media. Journal of Hospitality & Tourism Technology 5(3), 245-260.
Seabra, C, Dolnicar, S., Abrantes, J L, Kastenholz, E (2013). Heterogeneity in risk and safety perceptions of international tourists. Tourism Management, 45(36),502-510.