Place Branding, Gestão e Marketing em Turismo

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03020300
Área Científica
Turismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais sobre destinos turísticos e  sobre componentes do sistema turístico. Conhecimentos de língua inglesa/francesa/castelhano equiparados ao nível B1 na competência de compreensão escrita, para leitura de bibliografia recomendada e/ou pertinente nesta unidade curricular.

Métodos de Ensino

A abordagem teórica expositiva servirá tão somente para estabelecer um quadro de referência de base. Os estudos de caso, nacionais e internacionais, permitirão aprofundar conhecimentos, formar uma perspetiva poliédrica de estratégias de marketing, de branding e de gestão de destinos, bem como desenvolver capacidades de análise comparativa e crítica. A análise de conteúdos (vídeos, artigos) permitirá desenvolver competências de investigação, de reflexão e de discussão em grupo. A(s) visita(s) de estudo viabilizará(ão) o contacto com agentes e grupos de interesse e trabalho de campo.   

Resultados de Aprendizagem

Perceber a importância do marketing no desenvolvimento de destinos turísticos.

Conhecer as tendências de consumo atuais em turismo.

Reconhecer o consumidor como o elemento central das estratégias de marketing de destinos turísticos.

Reconhecer a comunicação online como um fator fundamental de competitividade no mercado turístico.

Analisar os elementos críticos do place branding.

Conhecer estratégias de branding, de rebranding e de branding refresh, nacionais e internacionais.

Compreender a importância do branding para o posicionamento e para a competitividade dos destinos.

Conhecer a diversidade de estruturas organizativas de gestão de destinos e estratégias de place branding.

Reconhecer a importância das formas de colaboração entre stakeholders no contexto da gestão dos destinos.

Compreender a multidimensionalidade da experiência turística e a sua relevância para a fidelização.

Avaliar estratégias de gestão da imagem em situações de riscos e de catástrofes.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O marketing no desenvolvimento de destinos turísticos

Conceção e desenvolvimento de destinos turísticos

Segmentação do mercado, target e posicionamento dos destinos turísticos

O ciclo de vida dos destinos turísticos

O planeamento e gestão do marketing de destinos turísticos

2. Novas tendências de consumo do mercado turístico

A importância da comunicação no novo mercado turístico global

O consumidor 3.0

3. Place branding

Elementos do place branding, identidade, imagem e marca

Posicionamento e competitividade

Place brands e regeneração urbana

Organização de eventos e imagem dos destinos

4. Gestão de destinos

Estruturas organizativas de gestão

Stakeholders e formas de colaboração

Desafios do sistema turístico: qualidade, sustentabilidade e inovação

Multiatração, interpretação e experiência turística, a dimensão multisensorial

Digital media e a configuração das experiências

Riscos e catástrofes nos destinos: estratégias de gestão da imagem

Place loyalty.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 40.0%

Bibliografia

Baker, B (2012). Destination branding for small cities. Portland: CLB.

Bayraktar,A, Uslay, C (2017).Strategic place branding methodologies and theory for tourist attraction. Hershey: IGI.

Govers, R, Go, F (2016). Place branding. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Gursoy, D, et al (2018).The Routledge handbook of destination marketing. London: Routledge.

Kotler, P, et al. (2017). Marketing for hospitality and tourism. Harlow: Pearson.

Moreira, C O (2014). Turismo, território e desenvolvimento: competitividade e gestão estratégica de destinos. Coimbra: UC.

Morgan, N, et al. (2012). Destination branding. Oxford: B-H.

Ribeiro, H, Amaro, S, Seabra, C, Abrantes, J L (2014). Travel content creation: the influence of innovativeness, involvement and use of social media. Journal of Hospitality & Tourism Technology 5(3), 245-260.

Seabra, C, Dolnicar, S., Abrantes, J L, Kastenholz, E (2013). Heterogeneity in risk and safety perceptions of international tourists. Tourism Management, 45(36),502-510.