Metodologias de Investigação em Turismo

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03020255
Área Científica
Metodologias de Investigação em Turismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos teóricos sobre processo de investigação, análise de dados em Ciências Sociais. Conhecimentos de língua inglesa equiparadas ao nível B1 na competência de compreensão escrita, para leitura de bibliografia recomendada e/ou pertinente nesta unidade curricular.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular comporta uma sucessão de sessões especializadas em consonância com a temática de cada bloco. As sessões serão de caráter expositivo e/ou misto (exposição e prática).

O modelo global das sessões parte da exposição pelo/a docente das diferentes temáticas, seguida de debate, favorável ao desenvolvimento da capacidade argumentativa e pensamento crítico e reflexivo. Paralelamente, algumas sessões estão centradas nos/as estudantes, fazendo uso de metodologias ativas e heurísticas, orientadas para a resolução de problemas inerentes ao trabalho da investigação.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos da unidade curricular:

O1. Reconhecer as principais temáticas de investigação em Turismo na atualidade;

O2. Compreender os fundamentos da investigação científica em Turismo e a sua relação com a informação empírica;

O3. Compreender a problemática, as noções e as metodologias associadas à investigação quantitativa e qualitativa em Turismo.

Competências a desenvolver:

C1. Operacionalização de problemas e hipóteses de investigação científica em Turismo;

C2. Aplicação das várias técnicas de investigação qualitativas e quantitativas de modo a obter soluções/modelos/resultados mais eficientes e responder a questões de investigação concretas em Turismo;

C.3 Estruturação de um processo de investigação, desde a problematização inicial, à definição do trabalho empírico, tratamento dos dados e correta interpretação dos seus resultados.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Metodologias de Investigação em Turismo

1.1 Processo de investigação em Turismo

1.2 Desenho da investigação: escolha do tema; questão de partida; exploração do problema; definição de um modelo de análise: conceitos chave e dimensões analíticas; formulação de hipóteses

1.3 Ética de investigação em Turismo

2. Observação, medição e recolha de dados em Turismo

2.1 Fontes primárias/secundárias de dados

2.2 População, definição e métodos de amostragem

2.3 Elaboração de instrumentos de inquirição (Questionários e Entrevistas)

2.4 Tratamento da informação: sínteses estatísticas, gráficas e cartográficas

3. Análise quantitativa/qualitativa de dados

3.1 Técnicas quantitativas: estruturação e exploração de bases de dados

3.2 Testes estatísticos

3.3 Análise univariada e multivariada

3.4 Técnicas qualitativas de tratamento da informação: Análise de Conteúdo

4. Disseminação e impacto da investigação científica.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Projecto: 40.0%

Bibliografia

Egger, R. (2022). Applied Data Science in Tourism. Springer.

Fontanella, B., Gonçalves, S. P., Gonçalves, J. P., & Marques, C. G. (2021). Manual de Investigação Qualitativa. Pactor.

Ivanova, M., Buda, D. M., & Burrai, E. (Eds.). (2022). Qualitative Methodologies in Tourism Studies: Disrupting and Co-creating Critical Research. Taylor & Francis.

Jackson, K., Bazeley, P., & Bazeley, P. (2019). Qualitative data analysis with NVivo. Sage.

Llaudet, E., & Imai, K. (2022). Data analysis for social science: a friendly and practical introduction. Princeton University Press.

Pestana, M. H., & Gageiro, J. N. (2020). Análise de dados para ciências sociais (6ª ed.). Edições Sílabo.

Semley, N., Horner, S., & Brunt, P. (2017). Research methods in tourism, hospitality and events management. Sage.

Sigala, M., Rahimi, R., & Thelwall, M. (Eds.). (2019). Big data and innovation in tourism, travel, and hospitality. Springer.

Veal, A (2017). Research methods for leisure and tourism. Pearson.