Ficologia

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02001850
Área Científica
Biodiversidade e Biotecnologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos genéricos da biologia dos organismos e sua diversidade, nomeadamente algas. Ter frequência de cursos gerais sobre biologia das algas.

Métodos de Ensino

Teórico, prático e laboratorial, de campo e tutorial.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer, compreender e ser capaz de demonstrar conhecimentos sobre os principais grupos de algas, sua diversidade e modo de classificação, aspectos fundamentais da biologia dos organismos como morfologia, modos de reprodução e seu habitat, bem como a importância ecológica e económica das algas.

Estágio(s)

Não

Programa

O desenvolvimento da Ficologia como ciência. A evolução dos estudos ficológicos em Coimbra. A Algoteca de Coimbra (ACOI) como recurso cientifico único. Importância das colecções algais na preservação da biodiversidade. Algas procarióticas, estrutura celular, classificação, diversidade e importância. Endossimbiose e origem das algas eucarióticas. Estudo comparativo dos diferentes grupos: revestimento, cloroplastos e flagelos, divisão celular. Fitoplâncton, perifíton, macroalgas - principais grupos e organismos, factores que afectam o crescimento, metodologias de estudo, adaptações. Poluição e seu efeito nas comunidades algais, com ênfase no desenvolvimento de "blooms",  toxinas de cianobactérias, dinoflagelados, diatomáceas e outras algas. Principais utilizações das algas pelo homem. Perspectivas actuais e futuras da investigação ficológica.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Bellinger, E.G. & Sigee, D.C. 2010. Freshwater Algae. Wiley- Blackwell.

Lee, R.E. 2008. Phycology. Cambridge University Press, Cambridge.

Graham, L. E., & Wilcox, L. W. 2000. Algae. Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ.

Van den Hoek C., D. Mann & H.M. Jhams. 1995. Algae: An introduction to phycology. University of Cambridge.