Observação e Experimentação em Biologia

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02001845
Área Científica
Área da Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem pré-requisitos.

Métodos de Ensino

As aulas, com a orientação do docente, incluem a seleção de atividades práticas inovadoras de laboratório e de campo para o ensino da Biologia no 3.º ciclo do EB e no Ensino Secundário

As aulas práticas são planeadas, organizadas e executadas pelos estudantes, incluindo a elaboração de materiais didáticos (protocolos, cadernos de campo e outros) e instrumentos. Todas as atividades serão apresentadas oralmente e por escrito. Os estudantes terão que analisar e avaliar o seu desempenho e dos colegas, estimulando-se a análise crítica, criatividade e rigor científico.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular está estruturada de forma a privilegiar as atividades práticas no ensino da Biologia. Pretende-se promover o trabalho prático, incluindo trabalho laboratorial, trabalho de campo e trabalho experimental, no âmbito dos conteúdos programáticos de Biologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

Os estudantes deverão desenvolver as competências seguintes:

1. Adequar as atividades práticas ao ensino da Biologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário;

2. Planificar e organizar diferentes tipos de atividades práticas, integrando e aplicando os conhecimentos teóricos;

3. Utilizar diversos recursos didáticos e instrumentos na organização e implementação das atividades.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceito de observação e experimentação no ensino das Ciências.

Atividades práticas no ensino e aprendizagem da Biologia.

Tipologias de atividades práticas: lápis e papel, laboratoriais, campo e experimentais.

A importância do trabalho laboratorial, de campo e experimental no ensino e aprendizagem de Biologia. Os museus de Ciência e os Jardins Botânicos no ensino e aprendizagem de Biologia.

Atividades práticas nos manuais escolares.

Planificação, preparação e execução de atividades práticas, sobretudo laboratoriais e de campo, adequadas aos programas de ensino da Biologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Construção de materiais didáticos e instrumentos aplicáveis às atividades práticas em Biologia, incluindo protocolos (trabalho laboratorial) e de cadernos de campo (trabalho de campo).

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Ângelo do Carmo Pardal

Métodos de Avaliação

Avaliação
Auto e heteroavaliação: 5.0%
Participação e assiduidade dos estudantes nas atividades.Os estudantes poderão entregar e discutir as versões finais dos trabalhos realizados nas épocas de exam: 15.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 80.0%

Bibliografia

Abrahams,Millar 2008.Does practical work really work?A study of the effectiveness of practical work as a teaching and learning method in school science.Int J Science Education,30,1945-1968.Braund,Reiss 2004.Learning Science outside the classroom.Londres:Routledge.Dourado 2006.Concepções e práticas dos professores de Ciências Naturais relativas à implementação integrada do trabalho laboratorial e do trabalho de campo.Rev Electrónica Enseñanza de las Ciências,5.Leite 2002.As actividades laboratoriais e o desenvolvimento conceptual e metodológico dos alunos.Boletín das Ciências,51,83-92.Millar 2004.The role of practical work in the teaching and learning of Science.Washington:Academy of Sciences.Reece et al.2013.Campbell Biology.San Francisco:Benjamin Cummings.Practical work in Biology.Science Learning Centres.https://www.sciencelearningcentres.org.uk/.Livros e revistas científicas de carácter metodológico e didático/Textbooks and methodological and didactic journals