Fitopatologia

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02001839
Área Científica
Recursos Biológicos, Valorização do Território e Sustentabilidade
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Fisiologia de plantas, genética.

Métodos de Ensino

Curso de duas semanas intensivas com aulas teóricas e teórico-práticas. Nas teórico-práticas são também  introduzidos alguns casos de estudo específicos investigados pelo Laboratório de Fitopatologia (FITOLAB) sediado no Instituto Pedro Nunes.

Resultados de Aprendizagem

A fitopatologia nasceu da necessidade de diminuir os impactos das doenças nas culturas agrícolas, uma missão que permanece central nesta área de investigação. O movimento global de patógenos, as alterações nas variedades agrícolas e nas práticas de produção agrícola, e a diminuição na disponibilidade de opções de tratamento químico criam novas oportunidades para a emergência de novas doenças e o ressurgir de problemas anteriormente controlados. Neste sentido, a fitopatologia é uma área de estudo dinâmica e com conceitos de interesse geral para biólogos. A fitopatologia é mais do que uma disciplina de resolução de problemas e não pode ser reduzida a uma listagem de patógenos e as suas características. Os estudantes devem ser capazes de entender os mecanismos da evolução da relação planta/parasita, para uma melhor compreensão da dinâmica hospedeiro/parasita. Devem ainda ser capazes de conhecer os principais patogenes das principais culturas mediterranicas.

Estágio(s)

Não

Programa

Componente teórica: 1. Introdução à Fitopatologia; 2. Interações planta-patógeno na era da genómica; 3. Co-evolução planta-parasita; 4. Como os patógenos atacam as plantas e como as plantas se defendem dos patógenos; 5. Efeito dos patógenos na fisiologia das plantas; 6. Modelos epidemiológicos de invasão e persistência de patógenos; 7. Gestão de solos supressivos; 8. Controlo de doenças: a importância de redes de diagnóstico. Componente teórico-prática: 1. Parasitismos e desenvolvimento da doença; 2. Doenças causadas por fungos; 3. Doenças causadas por bactérias; 4. Doenças causadas por vírus; 5. Doenças causadas por plantas parasitas; 6. Doenças causadas por nemátodos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Livros/ Books

Agrios GN (2005) Plant Pathology. Elsevier Academic Press. 5ª edição. 922 pp.

Dhingra OD & Sinclair JB (1995) Basic Plant Pathology Methods. CRC Press. 2ª edição. 434 pp.

Sinclair WA & Lyon HH (2005) Diseases of Trees and Shrubs. 2ª edição. Cornell University Press. 660 pp.

Artigos/ Articles

Ownley BH, Trigiano RN (2016) Plant Pathology: Concepts and Laboratory Exercises. CRC Press

Brown JKM & Tellier A (2011) Plant-Parasite Coevolution: Bridging the Gap between Genetics and Ecology. Annu. Rev. Phytopathol. 49: 345-367

Garrett KA, Dendy SP, Frank EE, Rouse MN & Travers SE (2006) Climate change effects on plant disease: genomes to ecosystems. Annu. Rev. Phytopathol. 44: 489-509

Gordon TR & Leveau JHJ (2010) Plant pathology: a story about biology. Annu. Rev. Phytopathol. 48: 293-309

Stukenbrock EH & McDonald BA (2008) The origins of plant pathogens in agro-ecosystems. Annu. Rev. Phytopathol. 46: 75-100.