Didáctica da Biologia II

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02001817
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Didática da Biologia I

Didática das Geociências I

Observação e Experimentação em Biologia.

Métodos de Ensino

Ensino por método expositivo, pesquisa e resolução de problemas de modo a que haja uma participação ativa dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. Serão promovidos debates sobre o papel da Educação e do Ensino das Ciências no desenvolvimento sustentável e importância da dimensão ética associada à crise ambiental. Todas as atividades serão apresentadas oralmente e por escrito. As aulas serão orientadas para fomentar a análise crítica, criatividade, rigor científico das comunicações orais e do trabalho escrito.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes continuem a aprofundar e aplicar os seus conhecimentos e façam reflexões críticas relativamente aos processos de ensino e aprendizagem. Pretende-se ainda que os estudantes desenvolvam as competências necessárias para lecionar os conteúdos programáticos de Biologia no Ensino Secundário, através do conhecimento e implementação de métodos e técnicas didático-pedagógicas.

Os estudantes deverão:

1. Ter capacidade para pesquisar, sintetizar e comunicar nova informação, ideias e problemas;

2. Ter capacidade de adaptação a novas situações, metodologias e tecnologias;

3. Ter capacidade de utilizar meios e materiais de comunicação adequados;

4. Saber elaborar planificações a médio e a curto prazo relacionadas com os conteúdos de Biologia do Ensino Secundário;

5. Construir mapas de conceitos e V de Gowin de temas relacionados com o ensino da Biologia;

6. Conhecer os princípios básicos relacionados com a Bioética.

Estágio(s)

Não

Programa

Programa Teórico

Investigação-ação em educação e na formação de professores.

Mapas concetuais e V de Gowin no ensino da Biologia e contribuição das TIC nas práticas de ensino e aprendizagem de Biologia no Ensino Secundário.

Programas de Biologia no Ensino Secundário – Conteúdos científicos, estratégias, recursos didáticos e instrumentos.

Educação científica e desenvolvimento sustentável em Biologia.

Comportamentos éticos e educação cívica. Cultura, valores e educação. Bioética

Programa Teórico-Prático

Seleção e planificação de unidades de ensino e de aulas de Biologia do Ensino Secundário.

Construção de mapas de conceitos e V de Gowin para o ensino e aprendizagem de Biologia das unidades de ensino selecionadas.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria de Oliveira Abrantes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Auto e heteroavaliação do desempenho dos estudantes nas atividades: 5.0%
Participação e assiduidade dos estudantes nas atividades.A discussão dos trabalhos escritos poderá ser feita nas épocas de exame: 15.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Apresentações orais: 30.0%

Bibliografia

Cachapuz, Praia, Jorge 2002. Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Lisboa: Ministério da Educação

Cardoso 2014. Inovar com investigação-ação. Desafios para a formação de professores. Coimbra: Imprensa Univ Coimbra

Hayes 2006. Science in School. EIROforum, www.eiroforum.org

Novak, Cañas 2008. The theory underlying concept maps and how to construct them. Florida: Institute for Human and Machine Cognition

Purvues, Scharlemann, Harfoot, Newbold, Tittensor, Hutton, Emmott 2013. Ecosystems: time to model all life on Earth. Nature, 493, 295–297

Reece, Taylor, Simon, Kelly, Hogan 2013. Campbell Biology: Concepts & connections. San Francisco, USA: Benjamin

Reece, Urry, Cain, Wasserman, Minorsky, Jackson 2013. Campbell Biology. San Francisco, USA: Benjamin Cummings

The concept mapping homepage http://users.edte.utwente.nl/lanzing/cm_home.htm

Livros e revistas científicas de caráter metodológico e didático/Textbooks and methodological and didactic journals