Reabilitação Neuropsicológica

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02037351
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas terão como base o método expositivo com intervenção contínua dos alunos. Será dado especial ênfase à apresentação de programas de reabilitação neuropsicológica; à avaliação de protocolos; à participação em exercícios de cotação (em aula ou no campo) e interpretação dos resultados em pequenos grupos. É incentivada a participação dos alunos nas aulas nomeadamente através da identificação e resposta a questões importantes relativas aos conteúdos programáticos.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos desta UC passam por fornecer aos alunos conhecimentos aprofundados relativos à Reabilitação em Neuropsicologia considerando princípios, programas e técnicas, diferentes domínios neurocognitivos (atenção, memória, funções executivas, linguagem, perturbações viso-perceptivas/espaciais), bem como a diversas condições clínicas (perturbações do neurodesenvolvimento, paralisia cerebral, epilepsia, traumatismos crânio-encefálicos, acidentes vasculares cerebrais, demência).

Os alunos deverão compreender a complexidade do trabalho de reabilitação neuropsicológica; identificar questões de natureza prática e ética, relativas ao uso de diferentes técnicas de reabilitação; analisar criticamente a investigação publicada. 

Estágio(s)

Não

Programa

1.Reabilitação Neuropsicológica.

2.Objectivos, pressupostos. Modelos. Princípios: neuroplasticidade, reorganização sináptica, aprendizagem, compensação, variabilidade, medida de resultados.

3.Avaliação neuropsicológica, desenho e planificação de intervenções individualizadas, medida e evidência da eficácia da intervenção.

4.Factores que contribuem para a recuperação cognitiva ou que afectam os resultados da reabilitação.

5.Condições clínicas: perturbações do neurodesenvolvimento, paralisia cerebral, epilepsia, traumatismo crânio-encefálico, acidente vascular cerebral, demência.

6.Programas de intervenção cognitiva e comportamental em contexto pediátrico: princípios orientadores.

7.Programas de reabilitação de adultos idosos: envelhecimento cognitivo e estimulação. Projectos de Investigação em Portugal: “NEP-UM”,  “+ Memória”.

8.Intervenção com neuromodulação.

9.Trabalhar com pacientes e famílias. Ajudas externas.     

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Clare, L. (2008). Neuropsychological rehabilitation and people with dementia. New York: Psychology Press.

Eslinger, P. J. (Ed.) (2002). Neuropsychological interventions: Clinical research and practice. New York: Guilford Press.

Johnstone, B. & Stonnington, H. H. (Eds.) (2001). Rehabilitation of neuropsychological disorders: A practical guide for rehabilitation professionals. Philadelphia, PA: Psychology Press.

Halligan, P. W. & Wade, D. T. (Eds.) (2005). Effectiveness of rehabilitation for cognitive deficits. New York: Oxford University Press.

Noggle, C.A., Dean, R.S., & Barisa, M.T. (Eds.) (2013). Neuropsychological rehabilitation. New York: Springer.

Prigatano, G.P. (1999). Principles of neuropsychological rehabilitation. New York: Oxford University Press.

Sohlberg, M. M. & Mateer, C. A. (2001). Cognitive Rehabilitation: An integrative neuropsychological approach. New York: Guilford.