Reabilitação Neuropsicológica
1
2018-2019
02037351
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas terão como base o método expositivo com intervenção contínua dos alunos. Será dado especial ênfase à apresentação de programas de reabilitação neuropsicológica; à avaliação de protocolos; à participação em exercícios de cotação (em aula ou no campo) e interpretação dos resultados em pequenos grupos. É incentivada a participação dos alunos nas aulas nomeadamente através da identificação e resposta a questões importantes relativas aos conteúdos programáticos.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos desta UC passam por fornecer aos alunos conhecimentos aprofundados relativos à Reabilitação em Neuropsicologia considerando princípios, programas e técnicas, diferentes domínios neurocognitivos (atenção, memória, funções executivas, linguagem, perturbações viso-perceptivas/espaciais), bem como a diversas condições clínicas (perturbações do neurodesenvolvimento, paralisia cerebral, epilepsia, traumatismos crânio-encefálicos, acidentes vasculares cerebrais, demência).
Os alunos deverão compreender a complexidade do trabalho de reabilitação neuropsicológica; identificar questões de natureza prática e ética, relativas ao uso de diferentes técnicas de reabilitação; analisar criticamente a investigação publicada.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Reabilitação Neuropsicológica.
2.Objectivos, pressupostos. Modelos. Princípios: neuroplasticidade, reorganização sináptica, aprendizagem, compensação, variabilidade, medida de resultados.
3.Avaliação neuropsicológica, desenho e planificação de intervenções individualizadas, medida e evidência da eficácia da intervenção.
4.Factores que contribuem para a recuperação cognitiva ou que afectam os resultados da reabilitação.
5.Condições clínicas: perturbações do neurodesenvolvimento, paralisia cerebral, epilepsia, traumatismo crânio-encefálico, acidente vascular cerebral, demência.
6.Programas de intervenção cognitiva e comportamental em contexto pediátrico: princípios orientadores.
7.Programas de reabilitação de adultos idosos: envelhecimento cognitivo e estimulação. Projectos de Investigação em Portugal: “NEP-UM”, “+ Memória”.
8.Intervenção com neuromodulação.
9.Trabalhar com pacientes e famílias. Ajudas externas.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Clare, L. (2008). Neuropsychological rehabilitation and people with dementia. New York: Psychology Press.
Eslinger, P. J. (Ed.) (2002). Neuropsychological interventions: Clinical research and practice. New York: Guilford Press.
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Halligan, P. W. & Wade, D. T. (Eds.) (2005). Effectiveness of rehabilitation for cognitive deficits. New York: Oxford University Press.
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Prigatano, G.P. (1999). Principles of neuropsychological rehabilitation. New York: Oxford University Press.
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