Neurociência Cognitiva, Emocional e Social

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02037338
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas terão como base o método expositivo com intervenção contínua dos alunos, em resposta a dúvidas de aula e das leituras obrigatórias. As aulas irão requerer que os alunos façam pesquisa bibliográfica, e que exponham conteúdos e dados experimentais relativos a um ou mais artigos científicos. Os alunos deverão também demonstrar capacidade ao nível do raciocínio científico, apresentando propostas de investigação para os temas das aulas.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta UC é familiarizar os alunos com o funcionamento do sistema cerebral, e a sua relação com o funcionamento cognitivo, emocional e social. Também se pretende dar a conhecer o modo como os métodos mais usados em neurociências (fMRI, TMS, EEG, etc.) permitem compreender a relação cérebro-mente. Outro objetivo é o de consciencializar os alunos para a importância da leitura de artigos científicos no âmbito da formação de um profissional. No final desta UC, os alunos deverão ser capazes de compreender o modo como diferentes processos cognitivos, afectivos e emocionais estão relacionados com diferentes tipos de padrões de resposta em diferentes áreas neuronais.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à Neurociência Cognitiva: O Cérebro para iniciantes.

Neurociência da Visão

Neurociência da Audição

Neurociência do Olfato e Gosto

Neurociência da Ação – Neurónios espelho.

Neurociência da Linguagem.

Neurociência da Memória

Neurociência da Atenção e Consciência

Neurociência dos processos Emocionais

Neurociência e Cognição Social – o Eu e os outros.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Ward, J. (2009). The Student's Guide to Cognitive Neuroscience, 2nd Edition. New York: Psychology Press.

Artigos científicos específicos de cada conteúdo temático.