Neurociência Cognitiva, Emocional e Social
1
2018-2019
02037338
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas terão como base o método expositivo com intervenção contínua dos alunos, em resposta a dúvidas de aula e das leituras obrigatórias. As aulas irão requerer que os alunos façam pesquisa bibliográfica, e que exponham conteúdos e dados experimentais relativos a um ou mais artigos científicos. Os alunos deverão também demonstrar capacidade ao nível do raciocínio científico, apresentando propostas de investigação para os temas das aulas.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal desta UC é familiarizar os alunos com o funcionamento do sistema cerebral, e a sua relação com o funcionamento cognitivo, emocional e social. Também se pretende dar a conhecer o modo como os métodos mais usados em neurociências (fMRI, TMS, EEG, etc.) permitem compreender a relação cérebro-mente. Outro objetivo é o de consciencializar os alunos para a importância da leitura de artigos científicos no âmbito da formação de um profissional. No final desta UC, os alunos deverão ser capazes de compreender o modo como diferentes processos cognitivos, afectivos e emocionais estão relacionados com diferentes tipos de padrões de resposta em diferentes áreas neuronais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução à Neurociência Cognitiva: O Cérebro para iniciantes.
Neurociência da Visão
Neurociência da Audição
Neurociência do Olfato e Gosto
Neurociência da Ação – Neurónios espelho.
Neurociência da Linguagem.
Neurociência da Memória
Neurociência da Atenção e Consciência
Neurociência dos processos Emocionais
Neurociência e Cognição Social – o Eu e os outros.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Ward, J. (2009). The Student's Guide to Cognitive Neuroscience, 2nd Edition. New York: Psychology Press.
Artigos científicos específicos de cada conteúdo temático.