Dissertação

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
02037305
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Esta UC funciona em regime de acompanhamento tutorial por parte dos docentes orientadores de cada tese, em colaboração estreita com todos os docentes do curso. O aluno terá um orientador de uma das universidades cooperantes e um co-orientador de uma das restantes universidades.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta UC é que os alunos compreendam o processo de investigação clínica ou experimental em neuropsicologia, que o executem no seu projeto de tese, e que o reproduzam na preparação da sua tese. Os alunos deverão desenvolver competências científicas específicas que permitam a execução ótima das tarefas associadas ao trabalho de tese proposto. Especificamente, os alunos deverão desenvolver a capacidade de conceptualização das questões e hipóteses de investigação; recolha de amostra; pesquisa bibliográfica e revisão da literatura; execução de análises estatísticas de acordo com os métodos de recolha de dados e dos tipos de dados; escrita científica segundo as normas da APA. Deverão também ser capazes de desenvolver e aplicar continuamente uma perspectiva crítica relativamente à construção do conhecimento científico, bem como desenvolver estratégias que fomentem a independência científica.

Estágio(s)

Não

Programa

Objetivos e normas das teses de mestrado; preparação do projeto de tese tendo em conta aspetos relativos a pesquisa bibliográfica e normas APA; recolha de dados, e preparação e execução de análise de dados; discussão de dados; e finalmente redação da tese.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Artigos científicos específicos do conteúdo temático do projeto de tese/Scientific articles specific to the thematic content of the thesis project.