Competências de Neuropsicologia Clínica
1
2018-2019
02037294
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O ensino desta UC envolverá workshops intensivas de treino em diversas metodologias de avaliação e reabilitação neuropsicológica e que incluirá, a visualização em vídeo de casos clínicos, a apresentação e discussão de casos clínicos (formulação conceptual e proposta de avaliação e intervenção), demonstrações, prática dos diferentes instrumentos e metodologias.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa introduzir os alunos à prática em neuropsicologia clínica, através do desenvolvimento de competências básicas e avançadas de atendimento clínico.
Esta UC será realizada por workshops intensivas em que a componente teórica tem como objetivos (i) preparar os alunos para uma abordagem conceptual compreensiva dos principais problemas neuropsicológicos com que se confronta o Psicólogo, bem como capacitar os alunos (ii) para a tomada de decisões clinicamente fundamentadas, que permitam a escolha adequada de metodologias de avaliação e intervenção clínica e (iii) para a organização de formas de intervenção cientificamente validadas.
No sentido de capacitar para a intervenção esta UC visa o desenvolvimento de competências clínicas de avaliação e reabilitação neuropsicológica.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Princípios, objetivos e validade da avaliação neuropsicológica.
2. Referenciação para avaliação neuropsicológica.
3. Competências básicas e avançadas de atendimento.
4. Entrevista clínica em avaliação neuropsicológica.
5. O procedimento de avaliação neuropsicológica.
6. A avaliação neuropsicológica em contexto pediátrico.
7. Conceptualização de casos clínicos.
8. Interpretação de resultados: Relatório de avaliação neuropsicológica.
9. Intervenção neurocognitiva.
10. Questões éticas em neuropsicologica clínica.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Baron, I.S. (2004). Neuropsychological Evaluation of the Child. New York: Oxford University Press.
· Donders, J. (2016). Neuropsychological report writing. New York.: Guilford.
· Gurd, J. M., Kisch, U., & Marshall, J. C. (2012). The Handbook of Clinical Neuropsychology. Oxford: Oxford University Press.
· Hebben, N., & Milberg, W. (2009). Essentials of neuropsychological assessment, 2nd ed. New Jersey: John Wiley & Sons.
· Lezak, M. D., Howieson, D. B, & Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological Assessment, 5th ed. New York: Oxford University Press.
· Semrud-Clikeman, M. Ellison, P.A. (2009). Child Neuropsychology. Assessment and Interventions for Neurodevelopmental Disorders. Second Edition. New York: Oxford University Press
Referências adicionais complementares serão fornecidas durante as aulas.