Avaliação Neuropsicológica
1
2018-2019
02037283
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas terão como base o método expositivo com intervenção contínua dos alunos. Será dado especial ênfase à apresentação e treino com materiais de testing, análise de protocolos, participação em exercícios de cotação (em aula ou no campo) e interpretação dos resultados em pequenos grupos. É incentivada a participação dos alunos nas aulas nomeadamente através da identificação e resposta a questões importantes relativas aos conteúdos programáticos.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos desta UC passam por fornecer aos alunos conhecimentos aprofundados relativos ao processo de avaliação neuropsicológica, protocolos e principais testes neuropsicológicos associados ao exame de diferentes domínios neurocognitivos, incluindo as suas potencialidades e limites. Espera-se que os alunos demonstrem competência na administração, cotação e interpretação dos resultados nos testes, bem como capacidade para articular e comunicar informação obtida a partir da entrevista, história clínica e resultados nos testes no contexto da elaboração de um relatório neuropsicológico. Os alunos deverão compreender a complexidade do trabalho de avaliação neuropsicológica, e identificar questões de natureza técnica, psicométrica e ética, relativas ao uso de instrumentos e protocolos com base na análise da investigação teórica e empírica publicada
Estágio(s)
NãoPrograma
Avaliação Neuropsicológica. Biblioteca básica, história, princípios, objetivos, contextos de utilização e processo.Abordagem Neurodevesenvolvimental da Neuropsicologia Pediátrica-Modelos Neuropsiológicos Clássicos e Modelos Neurodesenvolvimentais
Objetivos, pressupostos, vantagens e limites, parâmetros psicométricos e invest. adicional relativa a instrumentos de avaliação neuropsicológica.
Entrevista e história clínica.Observação.
Domínios de avaliação dos Testes Neuropsicológicos:Inteligência, Memória, Atenção, Funções Executivas, Perceção visual, Linguagem, Motricidade, Lateralidade, Orientação.Instrumentos relativos a outras áreas de avaliação:Atividades de vida diária, funcionamento emocional, personalidade.
Testes Neuropsicológicos:administração, cotação, interpretação.
Protocolos de avaliação neuropsicológica em crianças, adultos e adultos idosos.
Relatório neuropsicológico:Rubricas, princípios, linhas orientadoras da preparação e defesa do relatório.
Estudo de casos.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Arnett, P. (Ed.) (2012). Secondary influences on neuropsychological test performance. New York: Oxford University Press.
Baron, I. S. (2004). Neuropsychological evaluation of the child. New York: Oxford University Press.
Donders, J. (Ed.) (2016). Neuropsychological report writing. New York: Guilford Press.
Lezak, M., Howieson, D., Bigler, E., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological assessment (5th ed). New York: OUP.
Morgan, J., Baron, I., & Ricker, J. (Eds) (2011).Casebook of clinical neuropsychology. New York: OUP.
Schoenberg, M. & Scott, J. (Eds) (2011).The little black book of neuropsychology: A syndrome-based approach. New York: Springer.
Simões, M. R., Santana, I., & Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência (Eds.).Escalas e Testes na Demência (3ª. edição). Lisboa: Novartis.
Simões, M.R., Albuquerque, C.P., Pinho, M.S., Vilar, M., Pereira, M., Alberto, I., Santos, M.J.S., Martins, C., Lopes, A.F., Lopes, C.,& Moura, O. (2016). Bateria de Avaliação Neuropsicológica