Avaliação Neuropsicológica

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02037283
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas terão como base o método expositivo com intervenção contínua dos alunos. Será dado especial ênfase à apresentação e treino com materiais de testing, análise de protocolos, participação em exercícios de cotação (em aula ou no campo) e interpretação dos resultados em pequenos grupos. É incentivada a participação dos alunos nas aulas nomeadamente através da identificação e resposta a questões importantes relativas aos conteúdos programáticos.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos desta UC passam por fornecer aos alunos conhecimentos aprofundados relativos ao processo de avaliação neuropsicológica, protocolos e principais testes neuropsicológicos associados ao exame de diferentes domínios neurocognitivos, incluindo as suas potencialidades e limites. Espera-se que os alunos demonstrem competência na administração, cotação e interpretação dos resultados nos testes, bem como capacidade para articular e comunicar informação obtida a partir da entrevista, história clínica e resultados nos testes no contexto da elaboração de um relatório neuropsicológico. Os alunos deverão compreender a complexidade do trabalho de avaliação neuropsicológica, e identificar questões de natureza técnica, psicométrica e ética, relativas ao uso de instrumentos e protocolos com base na análise da investigação teórica e empírica publicada

Estágio(s)

Não

Programa

Avaliação Neuropsicológica. Biblioteca básica, história, princípios, objetivos, contextos de utilização e processo.Abordagem Neurodevesenvolvimental da Neuropsicologia Pediátrica-Modelos Neuropsiológicos Clássicos e Modelos Neurodesenvolvimentais

Objetivos, pressupostos, vantagens e limites, parâmetros psicométricos e invest. adicional relativa a instrumentos de avaliação neuropsicológica.

Entrevista e história clínica.Observação.

Domínios de avaliação dos Testes Neuropsicológicos:Inteligência, Memória, Atenção, Funções Executivas, Perceção visual, Linguagem, Motricidade, Lateralidade, Orientação.Instrumentos relativos a outras áreas de avaliação:Atividades de vida diária, funcionamento emocional, personalidade.

Testes Neuropsicológicos:administração, cotação, interpretação.

Protocolos de avaliação neuropsicológica em crianças, adultos e adultos idosos.

Relatório neuropsicológico:Rubricas, princípios, linhas orientadoras da preparação e defesa do relatório.

Estudo de casos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Arnett, P. (Ed.) (2012). Secondary influences on neuropsychological test performance. New York: Oxford University Press.

Baron, I. S. (2004). Neuropsychological evaluation of the child. New York: Oxford University Press.

Donders, J. (Ed.) (2016). Neuropsychological report writing. New York: Guilford Press.

Lezak, M., Howieson, D., Bigler, E., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological assessment (5th ed). New York: OUP.

Morgan, J., Baron, I., & Ricker, J. (Eds) (2011).Casebook of clinical neuropsychology. New York: OUP.

Schoenberg, M. & Scott, J. (Eds) (2011).The little black book of neuropsychology: A syndrome-based approach. New York: Springer.

Simões, M. R., Santana, I., & Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência (Eds.).Escalas e Testes na Demência (3ª. edição). Lisboa: Novartis.

Simões, M.R., Albuquerque, C.P., Pinho, M.S., Vilar, M., Pereira, M., Alberto, I., Santos, M.J.S., Martins, C., Lopes, A.F., Lopes, C.,& Moura, O. (2016). Bateria de Avaliação Neuropsicológica