Projeto

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
02037245
Área Científica
Ciências da Terra
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
60.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos adquiridos resultantes da aprovação em 60 créditos das Unidades de Crédito que constituem a parte lectiva do Mestrado. 

Métodos de Ensino

Elaboração prévia do Plano de Trabalho, como documento de referência que permite fixar o tema do projeto e será o ponto central na discussão com o Orientador, constituindo-se no primeiro momento de aproximação ao objeto de estudo e da clarificação dos objetivos do projeto.

Trabalho autónomo do aluno sob supervisão do(s) orientadores.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolvimento de um trabalho académico original de âmbito aplicado que integre as competências  e os conhecimentos adquiridos ao longo do curso tendo em vista a apresentação de soluções ou recomendações sobre problemas práticos. Pode surgir como resultado da necessidade de dar resposta a problemas práticos com os quais o aluno se depara no âmbito da sua atividade profissional.

Competências a desenvolver: Capacidade de gerir, organizar e planificar a informação; Capacidade de análise, síntese e de raciocínio crítico; Habilidade para resolver problemas e apresentar soluções; Capacidade de comunicação; Capacidade de investigar; Capacidade de aprendizagem autónoma e de comunicação oral e escrita; Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor, Capacidade de adaptabilidade a novas situações.

Estágio(s)

Não

Programa

Tipicamente a seleção de um Projeto resultará da necessidade de responder a problemas práticos que o aluno se depara em ambiente profissional. As supervisão do trabalho de Projeto será sempre da responsabilidade de um professor ou investigador doutorado do DCT-FCTUC. Poderá existir um outro orientador externo, e deverá ser doutorado ou ser um especialista na área do projeto de mérito reconhecido como tal pela Comissão Científica-DCT com base na análise do seu curriculum. Da proposta do tema de projeto deve constar:  Título; Orientador(es); Objetivos; bibliografia etc.; Observações.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 100.0%

Bibliografia

Livros e artigos científicos de revistas, conferências, etc., em função do tema da tese.| Books and scientific papers from jounals, conferences, etc., depending on the theme of the thesis.