Dissertação

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
02037239
Área Científica
Ciências da Terra
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
60.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos adquiridos resultantes da aprovação em 60 créditos das Unidades de Crédito que constituem a parte lectiva do Mestrado. 

Métodos de Ensino

Elaboração prévia do Plano de Trabalho, como documento de referência que permite fixar o tema da Dissertação e será o ponto central na discussão com o Orientador, constituindo-se no primeiro momento de aproximação ao objeto de estudo e da clarificação dos objetivos da dissertação. Trabalho autónomo do aluno sob supervisão do(s) orientadores.

Resultados de Aprendizagem

Elaboração de trabalho original de natureza científica, envolvendo a análise de situações novas, a recolha de informação pertinente, o desenvolvimento e seleção ou conceção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do tema proposto, o exercício de síntese e elaboração de conclusões. As competências a desenvolver são: Capacidade de gestão da informação; Capacidade de organização e planificação; Capacidade de análise e síntese; Capacidade de raciocínio crítico; Habilidade para resolver problemas; Capacidade de entendimento da linguagem de outros especialistas; Capacidade de comunicar com pessoas que não são especialistas na área; Capacidade de investigar; Capacidade de aprendizagem autónoma e de comunicação oral e escrita; Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor. Capacidade de adaptabilidade a novas situações.

Estágio(s)

Não

Programa

Entre Julho e Setembro é disponibilizada aos alunos uma lista de temas. Cada Dissertação pode ter um ou dois orientadores. Um dos orientadores tem de ser um professor ou investigador doutorado do DCT-FCTUC. O outro pode ser da FCTUC ou externo, e deverá ser doutorado ou ser um especialista na área da dissertação de mérito reconhecido como tal pela Comissão Científica-DCT com base na análise do seu curriculum. Das propostas de temas para dissertação deve constar:  Título; Orientador(es) com indicação da(s) percentagem(ns) (mínimo de 20% para cada orientador); Objetivos; Requisitos- e.g., média, disciplinas concluídas, bibliografia etc.; Observações. A Área (ou áreas) de Especialização (AE). 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 100.0%

Bibliografia

Livros e artigos científicos de revistas, conferências, etc., em função do tema da tese.| Books and scientific papers from jounals, conferences, etc., depending on the theme of the thesis.