Bens e Pessoas na América Latina

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
03001627
Área Científica
Antropologia Social e Cultural
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

1.º ciclo em ciências sociais ou áreas afins.

Métodos de Ensino

A unidade está organizada em aulas de exposição teórica baseadas em bibliografia de leitura prévia e obrigatória, e sessões de seminário dedicadas à apresentação e debate do trabalho em curso desenvolvido pelos alunos.

A avaliação contemplará um trabalho final. Este trabalho deverá reflectir uma leitura crítica de vários dos textos comentados, esperando-se igualmente que aí se desenvolva um argumento consistente que tenha em conta um ou vários dos subtemas apresentados na disciplina.   

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade oferece uma introdução geral aos seguintes temas: 1. História cultural nativa e hispânica; 2. O papel da cultura material e imaterial na construção das histórias locais e regionais e na contestação das ideologias estatais e estrangeiras; 3. A imaginação de uma especificidade por parte de um conjunto central de autores latino-americanos; 4. O papel das instituições culturais nos estados latino-americanos.

Estágio(s)

Não

Programa

Nesta disciplina começamos por oferecer uma visão geral das lutas oitocentistas pela independência na América Latina, examinado em detalhe as alianças étnicas e políticas em transformação que conduziram à maior parte dos Estados no México e no Perú. Recorrendo a estudos de caso sobre o México, Guatemala, Perú e Equador, discutiremos s emergência de culturas subalternas e os processos de reprodução que as sustêm, ao mesmo tempo que analisamos as concepções de identidade nacional desenvolvidas por diversas instituições culturais e por vários filósofos sociais. Daremos uma atenção particular às «guerras culturais» entre as regiões e os estados nacionais federados.

Docente(s) responsável(eis)

Vera Manuela Miranda Marques Alves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho final (80%) + participação (20%): 100.0%

Bibliografia

K. Davalos, 2001, Exhibiting Mestizaje. Mexican (American) Museums in the Diaspora.

J. Kicza (ed.), 1993. The Indian in Latin American History. Resistance, resilience and Acculturation.

C. Lomnitz, 2001. Deep Mexico, Silent Mexico. An Anthropology of Nationalism.

C. Wilson, 1997. The Myth of Santa Fe. Creating a Modern Regional Tradition.