Anatomofisiologia Comparada

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02037070
Área Científica
Patologia Experimental
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

No ensino desta unidade usa-se o método expositivo, a resolução de problemas e o desenvolvimento de tarefas. Nas aulas PL os alunos farão o estudo morfológico de murganhos e de ratos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos informação sobre a anatomia e a fisiologia dos animais com interesse experimental em comparação com a espécie humana e tem como objectivos:

- comparar os aspectos anatómicos e fisiológicos dos diversos aparelhos e sistemas dos animais tendo em conta os interesses associados à patologia experimental.

Estágio(s)

Não

Programa

Estudo comparado da estrutura e da função dos diversos aparelhos e sistemas, principalmente nas espécies com interesse em patologia experimental.

Anatomia e fisiologia dos vários sistemas e órgãos: Sistema tegumentar, aparelho locomotor, aparelho cardiovascular, aparelho respiratório, aparelho digestivo, aparelho geniturinário, sistema nervoso, sistema endócrino e órgãos dos sentidos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

- Livros e artigos científicos de revistas sobre anatomia e fisiologia comparadas / Scientific books and papers from journals about compared anatomy and physiology

- Handbook of Laboratory Animal Science, Vol I, CRC PRESS

- Handbook of Laboratory Animal Science, Vol II, CRC PRESS

- https://speakingofresearch.com/facts/the-animal-model/