Projeto de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03020141
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As sessões funcionam em regime de seminário, com participação ativa dos/as estudantes através de trabalho previamente distribuído de acordo com interesses e calendário consensualizados.

O trabalho realizado no seminário deve conduzir à elaboração, sob a orientação de um docente do Programa, de um Projeto de Tese original.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular é orientada para a preparação dos projetos de investigação dos estudantes. O seu objetivo é aprofundar competências necessárias para a elaboração e redação de um projeto de investigação e de uma tese com um padrão exigente de qualidade, através de trabalho coletivo de aprendizagem em regime de seminário.

Entre as competências a adquirir destacam-se a tomada de consciência do processo de elaboração e das técnicas de redação de um projeto e de uma tese. Procura-se, também, estimular a prática da intertextualidade fomentando a leitura, análise e discussão cruzadas dos textos científicos que os/as doutorandos devem concluir no final do semestre (projetos de tese). Por fim, a capacidade de apresentação oral e argumentativa perante públicos especializados no trabalho científico é também exercitada.

Estágio(s)

Não

Programa

As sessões de seminário centram-se na discussão de formas de abordagem epistemológica e metodológica à investigação científica. Numa primeira parte, o seminário orienta-se para a apresentação e discussão das principais estratégias disponíveis para o desenvolvimento de um trabalho de doutoramento, com vista a fundamentar as escolhas dos alunos relativas aos respetivos projetos. Numa segunda parte, com base na apresentação do trabalho realizado por cada estudante, foca-se uma discussão coletiva sobre as fases de elaboração de um projecto, sobretudo sobre a construção do modelo analítico. Finalmente, pretende-se, ainda, com a presença de investigadores/as convidados/as em algumas sessões, preparar os/as estudantes para o desenvolvimento do trabalho de tese, nomeadamente o trabalho de campo e a escrita da tese.

Docente(s) responsável(eis)

Sílvia Maria Dias Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

BECKER, Howard (2007) Segredos e truques da pesquisa. São Paulo : Zahar. [BP 001.8 BEK].

BECKER, Howard (1986) Writing for Social Scientists. How to Start and Finish Your Thesis, Book, or Article. Chicago, The University of Chicago Press.

DENSCOMBE, Martyn (2008) The Good Research Guide for small-scale social research projects. Maidenhead: Open University Press.

FEYERABEND, Paul (1993), Contra o Método, Lisboa, Relógio d’Água.

LAW, John (2004), After method: mess in social science research, Nova Iorque, Routledge.

SANTOS, Boaventura de Sousa (2006), A gramática do tempo. Para uma nova cultura política, Porto, Afrontamento.