Rotação Laboratorial I
1
2024-2025
02036886
Áreas Interdisciplinares
Português
Inglês
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Formação em áreas das Ciências da Saúde.
Métodos de Ensino
O acompanhamento do tutor desempenhará um papel fundamental na aquisição das competências pretendidas. No entanto, o aluno será encorajado a realizar as experiências por si próprio para perceber as dificuldades encontradas. A discussão das melhores abordagens experimentais e da interpretação dos resultados permitirá ao aluno perceber as razões para escolher determinada estratégia e qual a interpretação mais correta dos resultados. Com este conhecimento, o aluno deverá propor sugestões de melhoramentos experimentais ou de mudança de estratégia para ultrapassar os problemas encontrados.
Resultados de Aprendizagem
Com a unidade curricular de Rotação Laboratorial (RL) I pretende-se que o estudante identifique e tome contacto com temas e metodologias de investigação diversos, abordados em diferentes laboratórios. De forma a tomar conhecimento dum leque tão alargado quanto possível de temas, técnicas e abordagens experimentais, o aluno deverá, tipicamente, optar por realizar RL em grupos de investigação especializados ou focados em temas diferentes. Assim, no âmbito das RL os alunos serão expostos a situações concretas de investigação, dando-lhe a oportunidade de analisar “in loco” e de forma critica projectos de investigação em curso. Com as Rotações Laboratoriais pretende-se ainda que aluno identifique as instituições, laboratórios ou grupos de investigação onde possa, no âmbito da sua tese de mestrado, encontrar a ajuda e colaboração que lhe permita desenvolver um trabalho de investigação mais sólido, integrativo e multidisciplinar.
Estágio(s)
NãoPrograma
No âmbito das Rotações Laboratoriais os alunos serão expostos a situações reais de investigação, dando-lhe a oportunidade de analisar “in loco” e de forma critica projectos de investigação em curso. Para isso, o aluno deverá ser capaz de se inserir num grupo de investigação, tomando contacto com o dia-a-dia da investigação concreta em termos de problemas, metodologias, linguagens, relações interpessoais, planeamento de experiencia e avaliação critica de resultados obtidos. Deverá igualmente ser capaz de avaliar criticamente a razoabilidade e exequibilidade de diferentes projectos a prazo.
No final, pretende-se que que aluno faça uma uma escolha mais informada e fundamentada da investigação que pretende prosseguir no âmbito da sua tese de mestrado.
Docente(s) responsável(eis)
Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatorio do trabalho laboratorial: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%
Bibliografia
Artigos cientificos publicados em revistas internacioanis da especialidade com revisão por pares.
Scientific papers published in international scientific journals with peer-review.