Projeto de Dissertação em Ciências da Visão

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02036875
Área Científica
Ciências da Visão
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação em áreas das Ciências da Saúde.

Métodos de Ensino

Com a colaboração dos orientadores, o aluno terá que elaborar uma proposta de projecto de investigação que será apresentada na forma escrita e oral. Para isso, o aluno terá que consultar e avaliar de forma critica a bibliografia mais actual do tema a abordar na tese, assim como as  técnicas mais recentes e adequadas para avaliar a hipótese proposta, recorrendo a artigos científicos publicados na área. Em termos de avaliação, esta será feita tendo em conta o projecto apresentado quer na forma oral, quer na forma escrita. 

Resultados de Aprendizagem

Na fase final do primeiro ano lectivo, o aluno deverá ser capaz de, juntamente com o orientador, elaborar uma proposta de projecto de investigação, bem estruturada e de grande relevo cientifico. A proposta de investigação será apresentada, na forma escrita, num formulário fornecido para o efeito, e na forma oral, perante um júri, que inclui, para alem do Coordenador do MIB, um especialista na área/ temática proposta. Assim, pretende-se que o aluno adquira as competências necessárias para a elaboração de uma proposta de projecto de investigação, que constituirá a sua proposta de dissertação de mestrado, que seja relevante do ponto de vista cientifico, respeitando os aspectos formais de um projecto de investigação. 

Estágio(s)

Não

Programa

No final do primeiro ano lectivo, os alunos devem ter já identificado um tema para o projecto de tese, assim como os orientadores e os laboratórios de acolhimento, no qual desenvolverão os trabalhos de investigação conducentes á sua dissertação de mestrado. O aluno deverá ser capaz de elaborar uma proposta de projecto de investigação, que aborde uma questão pertinente e nova, exequível com os recursos humanos e técnicos disponíveis, e no período de tempo previsto para um trabalho de mestrado.

Para além de aspecto técnicos  e científicos, pretende-se que o aluno domine aspectos mais formais da proposta, respeitando e “respondendo” de forma adequada a cada uma das secções que integra a proposta. Para além da proposta escrita, o aluno terá que fazer a apresentação oral e “defesa” do projecto, perante um júri constituído para o efeito, e que incluirá o Coordenador do mestrado e pelo menos um especialista externo ao programa.

Docente(s) responsável(eis)

António Francisco Rosa Gomes Ambrósio

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral da proposta: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade com revisão por pares.

 Scientific papers published in international scientific  journals with peer-review.