Investigação em Neurobiologia

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02036858
Área Científica
Neurobiologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação em áreas das Ciências da Saúde; conhecimentos gerais sobre a composição molecular e função dos organelos a nível celular, assim como as funções das células que fazem parte do sistema nervoso (central e periférico). O aluno deve também ter conhecimentos básicos sobre o metabolismo celular e ter noções sobre os processos de sinalização inter- e intracelular. 

Métodos de Ensino

Os cursos que os alunos frequentam são, tipicamente, oferecidos na forma de seminários científicos, apresentados por especialistas de reconhecido mérito nacional e internacional. 

Resultados de Aprendizagem

Com esta UC pretende-se que o aluno adquira competências e conhecimentos altamente diferenciados e especializados, através da exposição a conceitos avançados e as mais recentes e avançadas técnicas usadas na investigação em neuro-biologia e neurociências, desde os mecanismos celulares e moleculares associados as doenças neurológicas e neuro-degenerativas, novas formas de diagnostico, biomarcadores de doença, e farmacologia. O aluno que opte pelo ramo de especialização em Neuro-biologia terá obrigatoriamente que realizar esta UC, através da frequência de cursos avançados oferecidos no âmbito de programas de pos-graduação da UC, ou outras IES, que se centrem em temas relacionados com a investigação mais recente na área das doenças neuro-degenerativas e mentais crónicas e na isquemia cerebral,que afetam o sistema nervoso central e periférico. De forma relevante, estas patologias são muito comuns na comunidade portuguesa adulta e idosa.

Estágio(s)

Não

Programa

No âmbito desta unidade curricular os alunos devem frequentar cursos avançados que se ajustem aos seus objectivos científicos e técnicos, e que abordem temas que se enquadrem no âmbito do ramo de especialização em Neurobiológia, incluindo mecanismos celulares e moleculares associados a doenças neurológicas e doenças neuro degenerativas, neuro desenvolvimento, envelhecimento, novas formas  de diagnostico diferenciado, biomarcadores de doença, farmacologia e desenvolvimento de terapêuticas inovadoras. O curso promoverá a compreensão de mecanismos moleculares, bioquímicos e celulares que operam nestas doenças e a sua correlação com as modificações e consequências clínicas. Adicionalmente, o curso abordará novos métodos de deteção e terapias que se encontram em fase de desenvolvimento ou em ensaios clínicos. Os aspetos clínicos, de imagiologia cerebral e neuropatologia seletiva destas doenças serão discutidos por neurologistas ou psiquiatras experientes. 

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Maria Fragão Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação de artigos científicos: 25.0%
Projecto: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade com revisão por pares.

 Scientific papers published in international scientific  journals with peer-review.