Educação e Desenvolvimento Pessoal e Social

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01016371
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica, teórico-empírica e prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de trabalhos de observação, pesquisa e síntese. Estas abordagens serão potenciadas por estratégias reflexivas, envolvendo nomeadamente a elaboração de portefólios, a análise de casos, a resolução de problemas e o recurso a dinâmicas de grupo e estratégias de simulação e de videoformação.

Resultados de Aprendizagem

Compreender dinâmicas da educação contemporânea e sua relação com processos de desenvolvimento pessoal e profissional

Identificar e desenvolver competências associadas aos processos de desenvolvimento pessoal e profissional, nos níveis cognitivo, inter e intrapessoal

Mobilizar conhecimentos e competências na elaboração de atividades e projetos de desenvolvimento pessoal e profissional, numa perspectiva de auto e hetero-formação.

Estágio(s)

Não

Programa

I.Conceitos e modelos de educação e desenvolvimento

I.1.Educação e desenvolvimento. Extensões do conceito. modelos ecológicos e ubíquos e de desenvolvimento ao longo da vida

I.2.Desenvolvimento pessoal. Pressupostos, dinâmicas e processos.  Ciclos do desenvolvimento e construção da identidade

I.3.Desenvolvimento profissional: modelos e processos

II.Competências envolvidas no desenvolvimento pessoal e profissional

II.1.Alguns documentos orientadores

II.2. Competências de conhecimento: conhecimento, consciência do conhecimento, inquiry, resolução de problemas, pensamento crítico e criativo.

II.3. Competências pessoais: sentido de si, literacia emocional, resiliência e autonomia

II.4.Competências interpessoais: comunicação interpessoal e processos sociocognitivos, cooperação e gestão da diversidade

III.Desenvolvimento em ação: modelos e estratégias de educação e formação

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exercícios práticos de identificação e de desenvolvimento de competências: 20.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Construção de portefólio: 40.0%

Bibliografia

Conselho da União Europeia. 2018. Recomendação do Conselho sobre as Competências Essenciais para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Jornal Oficial da União Europeia. 4-06-2018

 

Fachada, O. 2012. Psicologia das relações interpessoais. Vol 1. Lisboa. Edições Sílabo. ISBN: 9789726186656

 

Lima, M., Vaz-Rebelo, P., Barreira, C. (2014). Teacher development: Contributions of educational biography and personality. Journal of Adult Development. 21:216–224.

 

Morin, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Lisboa. Ed. Piaget.

 

Pourtois, J. & Desmet, H. 1999.A educação pós-moderna. Lisboa. Ed. Piaget.

 

Rapp, D. & Braasch, J- 2014. Processing inaccurate nformation:Theoretical and applied perspectives from cognitive science and the educational sciences. Cambridge, MA. The MIT Press

 

Vaz-Rebelo, P., Fernandes, P., Morgado, J., Monteiro, A., Otero, J. (2016). Students' unknowns about natural objects and artifacts. Educational Psychology. 36, 1, 176-190. DOI:10.1080/01443410.2014.916398